Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, ...
A Educação Ambiental, além de ser uma ferramenta para o ensino infantil, enfatiza também a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e a sociedade. Assim, proporcionando espaços para que as crianças sejam ativos e construtores de seu próprio conhecimento, tirando suas próprias dúvidas.
Como ensinar preservação do meio ambiente para crianças?
Meio ambiente: o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). ... Assim, podemos concluir, de forma simplificada, que meio ambiente é uma expressão que se refere à relação entre os seres vivos e os não vivos.
O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
A Constituição Federal, em seu artigo 225, dispõe que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e um direito de todos os cidadãos, das gerações presentes e futuras, estando o Poder Público e a coletividade obrigados a preservá-lo e a defendê-lo.
O Brasil, assim como qualquer país do mundo, enfrenta ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.
O ano de 2020 será marcado na história mundial pela pandemia de Covid-19. Não será diferente no Brasil. ... Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia aumentou novamente, com mais de 1,1 milhão de hectares de floresta derrubados.
Atualmente, os principais problemas ambientais brasileiros são:
O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil.
Resposta. os principais problemas ambientais urbanos são vários como impermeabilização do solo, lixo urbano, desmatamento das matas ciliares dos rios que cortam as centros urbanos, contaminação do solo devido à falta de rede de tratamento de esgoto, poluição visual, poluição sonora e entre outros...
Resposta. A invasão descontrolada de construção irregular sem plano diretor de execução, abandono de propriedades, criação de garimpos irregulares e extração desenfreada e desmatamento e queimadas, enfim são vários os acontecimentos nocivos ao espaço rural.
Problemas ambientais nos centros urbanos
Invasões de terras e descaso ambiental ameaçam futuro da cidade de Manaus
Na área urbana as principais preocupações são com as hepatites A e E, com as parasitoses intestinais e doenças causadas por fungos. Na capital do Amazonas, o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto são de competência da concessionária Manaus Ambiental.
Alto índice de pobreza, falta de planejamento, expansão de áreas insalubres para moradia, mobilidade urbana ineficiente e um sistema público de saúde sucateado formam um contexto urbano marcado por condições precárias e carência de políticas públicas significativas.
A poluição na Amazônia altera as características da região, como o ritmo de crescimento das árvores mesmo essas estando em lugares remotos da floresta. ... A predominância de árvores jovens pode significar a redução da capacidade da floresta de retirar dióxido de carbono da atmosfera.
A origem dos rios voadores acontece da seguinte forma: as árvores da Floresta Amazônica “bombeiam” as águas das chuvas de volta para a atmosfera, através de um fenômeno denominado evapotranspiração, ou seja, a água das chuvas que fica retida nas copas das árvores evapora e permanece na atmosfera em forma de umidade.