4 horas e 30 minutos
O que fazer em Poços de Caldas (MG)
Noite em Poços de Caldas: o que fazer e vida noturna
Na época em que foram descobertos os poços de água sulfurosa e térmica, a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, já era uma importante terma utilizada para tratamentos e muito frequentada pela família real. Como as fontes eram poços utilizados por animais, veio o nome Poços de Caldas.
A origem de Poços de Caldas é atribuída à descoberta das águas termais e determina a formação de um povoado constituído para a cura. Em 1819, August Saint'Hilaire, naturalista francês, descreve minuciosamente o sítio e as águas minerais do rio Pardo.
Ainda de acordo com a prefeitura, os ônibus intermunicipais e de linhas regulares estão liberados para entrar no município. Já os ônibus interestaduais passarão por fiscalização e os de turismo estão proibidos.
195,82 km
Poços de Caldas está localizada a 1.
ENORME VULCÃO — A caldeira Vulcânica de Poços de Caldas abrange, além da referida cidade, os municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas, Águas da Prata, São Roque da Fartura, Andradas e Águas da Prata. Só é possível identificar as bordas do vulcão em imagens aéreas ou de satélite.
Dentro de um vulcão Envolta por montanhas, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, esconde a origem curiosa. Está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. ... Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
Vulcão de Nova Iguaçu
Apesar do Vulcão Amazonas ser oficialmente o único vulcão brasileiro, pesquisadores continuam fazendo novas descobertas de formações geológicas que podem caracterizar a existências de vulcões inativos. Apesar das suspeitas, até hoje nenhum outro vulcão foi confirmado no brasil, além do Amazonas.
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.
Rússia
Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha Havaí, uma das ilhas do arquipélago do Havai. É, em volume, o maior vulcão em escudo na Terra, atingindo os 4169 m de altitude (10.
Antártica
A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas. Muitos deles encontram-se submersos. Quando estão distantes da superfície, muitas vezes, as erupções nem são percebidas.
Depois de dois anos de silêncio, o Kilauea, o vulcão mais jovem e ativo do mudo, está em erupção novamente.
Para saber mais sobre o assunto, por curiosidade ou para se prevenir, preparamos uma lista dos 10 maiores vulcões ativos na atualidade.
Desse modo, os vulcões são classificados em cinco tipos distintos: os Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras.
A ciência que estuda os vulcões é a Geologia, especificamente a Vulcanologia. Os vulcões mais perigosos do mundo são: Vesúvio (Itália); Eyjafjallajökull (Islândia); Sakurajima (Japão); Kilauea (Havaí); e Merapi (Indonésia).
Monte Vesúvio