De temática religiosa, o Sermão da Sexagésima é uma prosa sacra que tem o intuito de convencer as pessoas a se converterem à religião católica. ... Em resumo, o Sermão da Sexagésima foca na própria forma de fazer sermões. O Padre usa da metalinguagem para apresentar sua ideia central: pregar é semear.
Resposta. a) O texto se chama Sermão da Sexagésima. b) Trata-se de um sermão, um discurso oral, sustentado por uma crença religiosa, que tematiza o comportamento humano perante os dogmas religiosos.
O título Sexagésima refere-se ao tempo em que foi proferido o sermão. ... Vieira escreve um sermão sobre como fazer sermões, um trabalho metalinguístico que expõe a melhor forma, segundo Vieira, de fazer uma boa pregação, orientando os jesuítas acerca desta arte de semear com palavras.
Resposta. O sermão desenvolve a temática religiosa e, ao mesmo tempo, predomina nele uma das características do estilo barroco: o conceptismo, visto que sua principal preocupação é o conteúdo, é a discussão da arte de persuadir.
O Sermão da Sexagésima é uma obra religiosa e literária de autoria do Padre Antônio Vieira. ... Nele, Vieira usa de uma metáfora: pregar é semear. O tema, ou seja, o conceito predicável, do sermão é extraído, como regra, da passagem bíblica definida pelo calendário litúrgico: Semen est verbum Dei (S.
O tema do Sermão da Sexagésima é a “Parábola do semeador”, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei (A semente é a palavra de Deus). Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.
Resposta. Resposta: Seu objetivo era defender os Índios e os escravos negros. E a luta contra a corrupção em Portugal e no Brasil.
Qual é o tipo de linguagem empregada por padre Vieira nesse sermão? Ele utilizava a argumentação por meio de seus sermões para convencer as pessoas a pensarem.
Os sermões
200
Vieira pode ser considerado um expoente da prosa do movimento barroco em língua portuguesa. Seus sermões são escritos de maneira imagética, lançando mão de metáforas, sinonímias, hipérboles, apóstrofes e jogos de linguagem.
Resposta. Se você está falando do Padre Antonio Viera, ele escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos.
Resposta: porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra.
Estes são os pecados do Maranhão: estes são os que Deus me manda que vos anuncie:Annuntia populo meo scelera eorum. É CORRETO afirmar que, nessa passagem, o Padre Vieira está: ... defendendo o jejum para todos os cativos do Maranhão.
Sermão da Sexagésima. Pelo trecho reproduzido, pode-se concluir que o Sermão da Sexagésima trata da: Origem: UFSM A) problemática da pregação religiosa, considerando as figuras dos pregadores e dos fiéis. ... d) exortação que o pregador fazia em favor de seu projeto de criar a Campanha das Índias Ocidentais.
Originalmente pregado na Capela Real de Lisboa, em 1655, também é conhecido como A palavra de Deus. O tema de modo geral é a arte de pregar. Faz uma crítica aos sermões rebuscados, os quais dificultam a compreensão por parte dos fiéis. Investiga porque a palavra de Deus não frutificava e quem era responsável por isso.
1 - A ideia defendida no Sermão é que há dois tipos de escravidão, uma física e uma espiritual, e que os negros escravizados precisam se manter fortes na fé e não deixar que a escravidão física se transforme em uma escravidão espiritual, de modo que os hoje escravos possam ser livres na vida depois da morte.
Sermão (prédica ou pregação) é um discurso opinativo e religioso com intuito de convencer a audiência a respeito de uma determinada conduta ou moral por meio da contundência retórica das ideias, do discurso de autoridade sustentado em uma obra ou em dogmas religiosos e da eloquência do religioso que o profere.
Atualmente, a palavra “sermão” já se pode entender simplesmente como um “discurso longo e enfadonho com que se procura convencer alguém” . O sermão complementava as leituras litúrgicas da missa. ...
Os Sermões ou ainda Sermoens (em português arcaico) é uma coletânea dos sermões mais célebres do Padre Antônio Vieira (1608-1697), e que pela construção e elaboração, tanto do aspecto gramatical quanto discursivo, valeram o status a seu autor de maior prosador da língua portuguesa.
Os sermões do Padre Antônio Vieira fazem parte do Barroco e apresentam características como: culto ao contraste, rebuscamento da linguagem, além do uso de antíteses e paradoxos. Além de sermões, Vieira também escreveu cartas, textos proféticos, poesia e teatro.
Os Sermões ou ainda Sermoens (em português arcaico) é uma coletânea dos sermões mais célebres do Padre Antônio Vieira (1608-1697), e que pela construção e elaboração, tanto do aspecto gramatical quanto discursivo, valeram o status a seu autor de maior prosador da língua portuguesa.
Discurso oratório, o sermão clássico é composto de exórdio, exposição ou confirmação e peroração, podendo incluir também uma invocação. ... Como arte oratória, o sermão recorre ao discurso argumentativo. Na literatura portuguesa, Sermões são o principal título da obra do Padre António Vieira.
Era por eles chamado "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi). António Vieira defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (aqueles cujas famílias eram católicas há gerações), e a abolição da escravatura.
Significado de Sermão substantivo masculino Discurso sobre um tema religioso proferido pelo sacerdote, geralmente durante a missa; pregação, prédica. [Figurado] Fala que repreende, censura, reprova uma ação ou comportamento de alguém; repreensão: minha mãe me passou um sermão sobre andar sozinha à noite.
Significado de Sermonário substantivo masculino Coleção de sermões: sermonário para o Advento. Autor de sermões: o pregador Vieira é o maior sermonário da língua portuguesa.