Os beijadores beijam uns aos outros para delimitar território. Às vezes a agressão não é tão perceptível. Aprenda a conhecer seu peixe. ... - Falta de apetite: Quando um peixe obriga o outro a ficar longe da comida, a vítima desiste completamente de comer.
Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos, rotíferos, protozoários, algas larvas de insetos e pequenos anelídeos. Em aquário aceitará alimentos secos sem dificuldades, devendo também ser fornecido pequenos alimentos para desenvolver melhor sua saúde e coloração. Ovíparo.
Separe o casal num aquário de no mínimo 20L, com uma coluna d'água de uns 12cm , o aquário deve ficar tampado para manter o ar úmido e aumentar a consistência do ninho de bolhas que será construído pelo macho. Plantas são bem vindas principalmente as de superfície.
Conheça espécies de peixes que podem conviver juntas
Peixes mais resistentes para aquário – Veja as melhores opções
corydoras
pacu
Peixes são de fácil manejo, mas requerem alguns cuidados
Sobre o tempo de produção, estima-se que em um 1 ano de criação a Carpa atinja em torno de 1,5 kg. Esse peixe tem alta longevidade, podendo chegar a 40 anos (ou até mais em alguns casos).
entre 7 e 7
7.
0 a 7
As desovas dependem do clima da região para começarem a ocorrer. Em locais de climas mais quentes, começam em agosto, ao passo que em regiões mais frias, esperam a água atingir mais de 20°C, geralmente ao final de setembro ou até outubro. Podem ocorrer desovas em águas com 18°C, mas isso não é comum.
Reprodução natural de carpas Na reprodução de carpas, no primeiro ano de vida, a fêmea já pode desovar bem como o macho pode atingir a maturidade sexual. Nessa criação, o produtor deverá ter muita atenção no período de alevinagem, pois não poderá faltar alimento, caso contrário, toda a produção estará comprometida.
Os machos são mais precoces, podendo alcançar a maturidade antes do primeiro ano de vida (500g a 600g). São menores e o corpo é mais esguio (cabeça e corpo). Já, as fêmeas, possuem cabeça e corpo mais largos principalmente na região do ventre.
Para descobrir se seu peixe fêmea está grávida, observe os seus peixes todos os dias para conferir se acontecem mudanças fisiológicas. Quando a fêmea está grávida, desenvolve de 20 a 40 dias uma saliência por baixo do abdômen que indica que está gordinha e grávida, pois os ovos estão se formando em seu interior.
Quais são os sinais de que ela está grávida? As molinésias grávidas ficam arredondadas e apresentam um pequeno ponto conhecido como “mancha da gravidez” em sua abertura anal.
Uma fêmea grávida às vezes desenvolve um "ponto gravídico" no abdômen perto abertura de ar da parte traseira. Ele costuma ser preto ou vermelho e torna-se mais pronunciado no decorrer da gravidez. Alguns peixes já têm este ponto, mas na gravidez ele ficará mais claro ou mais escuro.
O respiradouro feminino será transformado de circular e arredondado para quadrado. Isso ocorre porque os filhotes estão se aproximando da cloaca para o nascimento. A barbatana traseira também ficará nivelada com a frente do peixe, caindo. A cloaca ficará discada ou em forma de ervilha, em preparação para o nascimento.