Na alimentação do bebê pode-se adicionar aos 9 meses peixe, aos 10 meses arroz e massa, aos 11 meses leguminosas como feijão ou ervilha, por exemplo e a partir dos 12 meses pode oferecer-se ao bebê clara de ovo.
Quais frutas o bebê pode comer? Confira 9 delas!
Mas existem alguns cuidados que são importantes de serem tomados na introdução das frutas para bebê....As frutas constipantes mais utilizadas na introdução alimentar são:
A abundância de frutas, legumes, verduras e grãos disponíveis no Brasil é enorme. Procure também variar os tipos e cortes de carne (frango, carne bovina e peixe), além de ovos, leite, iogurte natural e derivados. Se o seu filho torce o nariz para determinado alimento, tente oferecê-lo de outra forma.
"A carne é muito importante para garantir o ganho de peso saudável, já que ela apresenta um alto nível de ferro e de vitamina C, mas caso a criança se recuse a comer, uma dica é abusar de sucos naturais após a refeição, dessa forma a absorção do ferro inorgânico fica mais fácil".
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
O primeiro leite que sai da mama durante a mamada é rico em sais minerais, água, proteínas e açúcares. Depois sai um leite misturado e então desce o leite mais encorpado, brancacento, mais opaco, que é rico e tudo o que o primeiro leite tem e ainda é cheio de gorduras, que sacia e engorda a criança.
A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:
É normal acontecer um pouco de ingurgitamento quando se inicia a amamentação, mas casos mais severos precisam de ajuda médica. O melhor tratamento para casos comuns é a ordenha entre as mamadas e a certeza de que o bebê mame em ambos os seios a cada mamada. Banhos mornos também ajudam o leite a descer.
Tabela de Crescimento do Bebê