Resposta. Em princípio, átomos não podem perder prótons nem nêutrons, sendo esses números fixos - e, por isto, marca determinante na diferenciação de cada átomo. ...
Os quarks são responsáveis pela estabilidade de diversos núcleos atômicos, pois os mesmos são unidos através dos glúons que formam tanto os prótons quanto os nêutrons. ... Ou seja, a estabilidade do núcleo é alcançada por uma força repulsiva eletromagnética.
“Os quarks são, até o ponto em que sabemos, as partículas mais fundamentais que formam o núcleo atômico. Toda matéria sólida que a gente conhece é feita de três partículas, que são os quarks up e down, 'u' e 'd', e o elétron. O nêutron é feito de dois quarks do tipo 'd' e um quark do tipo 'u'.
força nuclear
A força eletromagnética é repulsiva nos casos em que as partículas possuem o mesmo sinal. Essa força, responsável pela coesão e estabilidade do núcleo atômico, é conhecida como força forte. ...
Fraca: As forças fracas são aquelas que explicam os processos de decaimento radiativo, tais como o decaimento beta nuclear, o decaimento do pion, do muon e de várias partículas "estranhas". ... As forças fortes são aquelas responsáveis pelos fenômenos que ocorrem a curta distância no interior do núcleo atômico.
A força nuclear forte é a responsável pela coesão dos núcleons ( prótons e nêutrons do núcleo de um átomo). O seu alcance é em torno de 10-13 cm (diâmetro máximo dos núcleos atômicos) e é cerca de 1000 vezes maior que a força elétrica.
O núcleo atómico é constituído por prótons, que possuem carga elétrica positiva, e nêutrons que possuem ambas as cargas elétricas (negativa e positiva), o que a torna neutra. ... Como são diversos prótons e diversos nêutrons, a "disputa" envolve todas as partículas e elas se mantém unidas.
força forte é a interação entre quarks e glúons descrita pela cromodinâmica quântica. Antigamente, era entendida como a força nuclear, que ocorria entre prótons e nêutrons, até então considerados indivisíveis. Sempre foi classificada como uma interação fundamental da natureza.
A força eletromagnética é um tipo de interação que envolve diretamente as seguintes partículas elementares: prótons e elétrons. Mas é importante destacar que, de uma forma ou de outra, essa interação atinge todas as outras partículas conhecidas, com exceção do gráviton e do neutrino.
Resposta. Há forças fundamentais mais fortes que às das cargas opostas, como a interação da força nuclear forte. Ela possui força, porém de curtíssimo raio de ação, o suficiente para agir na eletrosfera. A interação dos quarks up, down, bottom, strange, char e top são fortemente ligadas a essa força.
A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.
A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.
As estruturas que giram em volta do núcleo são os elétrons.
Assim como os átomos que constituem as moléculas, elas também são minúsculas, tanto que há 000 000 moléculas em apenas 18 g de água. Podemos escrever esse número de uma forma mais simples: 6,022 .