Mispá ou Mispé ("Torre de Vigia") foi uma cidade de Benjamim. ... Nesta ocasião, para comemorar a vitória dada por Deus, Samuel erigiu uma pedra entre Mispá e Jesana, chamando-a de Ebenezer (que significa “Pedra de Ajuda”).
Tabor: Acampamento fortificado.
Quiriate-Jearim, nome de origem hebraica que significa "cidade de florestas". Foi uma cidade hevéia associada com os gibeonitas, também conhecida como Baalá, Baale-Judá, e Quiriate-Baal. Mais tarde, Quiriate-Jearim veio a pertencer a Judá, e fazia fronteira com o território de Benjamim.
História Bíblica. No tempo de Josué, Gibeão era habitada pelos heveus, uma das 17 nações cananéias destinadas à destruição. Os gibeonitas também eram chamados amorreus, visto que este nome às vezes parece ter sido aplicado de modo geral a todos os cananeus.
Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar e tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.
Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. ... A primeira aliança a ser estabelecida aparece com a descida da arca de Noé no monte Ararate, quando Deus faz aparecer o arco-íris como sinal da Velha Aliança - daí a expressão "arco-da-velha" (aliança) para designar este fenómeno óptico.
Em recompensa, Deus poupou seu filho, e prometeu que sua linhagem produziria uma nação numerosa que governaria toda a terra por onde Abraão havia caminhado em vida (Canaã, propriamente dita).
Abraão toma uma novilha, uma cabra e um carneiro e divide-os ao meio, colocando as metades umas diante das outras. Oferece também dois pássaros, sem dividi-los. “Eu dou esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates”, diz o Senhor.
Canaã
Mesopotâmia