Alberto de Oliveira e Olavo Bilac se destacam por terem sido sócios e fundadores da Academia Brasileira de Letras. Veja abaixo mais algumas informações sobre os principais autores do Parnasianismo no Brasil, conhecidos como a “Tríade Parnasiana”.
Alberto de Oliveira
Anacreonte de Teos (563-478 a.
O vaso grego não existe! De fato, havia a produção de vasos de cerâmica por artesãos de cidades variadas que respondiam a determinados elementos de articulação aos quais chamamos de "Grécia", "mundo grego" ou "pan‑helenismo". ... Ou seja, o vaso grego é uma criação moderna.
atividades----> 1- qual caracteristicas não se aplica ao soneto 'vaso grego--->resposta correta letra c) predomínio da subjetividade. ---> porque no poema o poeta é influenciado pelos ideais científicos e revolucionários do parnasianismo , sendo assim a OBJETIVIDADE se faz presente na obra .
Ânfora, Chous, Chitra, Hídria, Cântaro, Cratera, Cílice, Lekanis, Lécito, Lutrorofo, Enócoa, Psítere, Píxide, Estamno.
Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. Para dar início ao processo, o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras.
Tipos de vasos
Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. Para dar início ao processo, o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras. ... Contudo, Exéquias foi o maior pintor de figuras negras.
A cerâmica grega antiga era decorada com pinturas do nosso dia-a-dia, mitológicos ou eróticos. Eram vasos com cores fracas e nada exuberantes. Acima uma imagem da ânfora, tipo de vaso grego.
As estátuas gregas continham representações históricas, mitológicas e religiosas, além de figuras políticas. Os temas egípcios eram um pouco mais limitados como deuses e faraós. As esculturas egípcias eram feitas respeitando a frontalidade e possuíam rostos inexpressivos.
A escultura romana era utilizada como manifestação das sociedades de mais alta classe no Império Romano, em casas, vilas e como modo de promover a política. ... A escultura grega tem caráter realista, que enaltece nervos, músculos, pele, sentimentos e expressões de cunho religioso, além de tratar do meio esportivo.