A partir da associação entre o texto verbal e o não verbal no cartum, pode-se inferir que: Escolha uma: a. o duplo sentido que pode ser observado é decorrente da liberdade vivida pelo personagem retratado. ... a ambiguidade é um instrumento acessório para compreensão geral das ideias articuladas no cartum.
De acordo com estudos realizados acerca dos fatores que influenciam a leitura, constatou-se quais as competências fundamentais para o processo de alfabetização: consciência fonológica, familiaridades com textos impressos, metalinguagem, consciência fonêmica, conhecimento do princípio alfabético, fluência, vocabulário e ...
Selecione as competências envolvidas na aprendizagem da leitura: Compreensão da linguagem falada ou compreensão de texto. Conhecimento do significado das palavras. Capacidade de ler com precisão, sem esforço, com razoável velocidade e com expressão e fraseamento, excertos de texto apropriados à idade.
A arte de escrever, assim como qualquer outra habilidade, precisa ser exercitada periodicamente....Desenvolver a habilidade da escrita
As habilidades o conhecimento alfabético envolve são reconhecer os nomes das letras (na ordem ou não), associar as maiúsculas às minúsculas e identificar os sons das letras.
Princípio alfabético: princípio de representação dos fonemas da língua por letras ou grafemas. O alfabeto é um sistema de escrita em que os caracteres, individualmente ou em grupo, representam fonemas.
O princípio alfabético envolve reconhecer as letras do alfabeto, realizar a correspondência grafema-fonema, além de conhecer e produzir o som correspondente a um código gráfico (grafema/letra), tendo relação direta com a decodificação (Puranik, Lonigan, & Kim, 2011).
A humanidade inventou importantes sistemas notacionais, como o de numeração decimal e a escrita alfabética. ... Assim, a compreensão do “princípio alfabético” (isto é, de que, em nossa escrita, as letras substituem segmentos sonoros pequenos, os fonemas) não se reduz a memorizar quais letras substituem quais fonemas.
1- Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos. 2 - As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
Precisamos entender que a aprendizagem se dá a partir da compreensão do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). É fundamental perceber que as letras representam a pauta sonora das palavras, e que as mesmas possuem certas propriedades a serem adquiridas para que possamos evidenciar a criança como alfabetizada.
E importante considerar que o Sistema de Escrita Alfabética - SEA, não pode ser considerado apenas um código utilizado que representa a fala, mas possui um processo que tem propriedades importantes e. necessárias para que o aprendiz possa reconstruir em sua mente, construindo a partir daí a escrita.
A apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil designa o processo educativo por meio do qual as crianças vão expandindo seus conhecimentos e suas experiências relacionadas à cultura escrita.
O Sistema de Escrita Alfabética (SEA) é um sistema notacional em que os símbolos funcionam para poder substituir os elementos da realidade que notam ou registram e que, para se tomar alfabetizado é, imprescindível, que o aluno se aproprie desse sistema. ... diferentes de números e de outros símbolos.
Consciência fonológica e consciência fonêmica são termos relacionados ao conhecimento que os falantes têm da organização da sonoridade. Podemos dizer que a sonoridade da fala é expressa nas palavras que pronunciamos. ... A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica.
As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência da sílaba, consciência das unidades intrassilábicas e a consciência do fonema.
As atividades que estimulam a consciência fonológica
O que NÃO é correto afirmar sobre a consciência fonológica? ... Consciência fonológica é entendida como uma consequência da aquisição da leitura e da escrita e nunca como causa. Entendida como um conjunto de habilidades e não como uma entidade única.
As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.
Portanto, a consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos. Esse exercício se dá através do desenvolvimento das habilidades trabalhadas, ou seja, da reflexão, identificação e da manipulação dos sons presentes em nossa língua.
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).