Murmurio vesicular: som alveolar bem distribuído por todo o pulmão, com exceção da área sob o esterno; Murmurio broncovesicular: som tubular dos brônquios e bronquíolos de frequência variável, que normalmente só deve ser ouvido no centro do tórax.
A redução no murmúrio vesicular indica pouco movimento de ar nas vias respiratórias, como acontece na asma e na DPOC, em que o espasmo brônquico ou outros mecanismos limitam o fluxo aéreo. Os sons respiratórios também podem ser atenuados na vigência de derrame pleural, pneumotórax, ou lesão obstrutiva endobrônquica.
A percussão é realizada com o terceiro dedo da mão direita, que golpeia a falange distal do dedo esquerdo, apoiado na parede. Aplicam-se dois golpes seguidos, rápidos e firmes, retirando-se instantaneamente o dedo, para não abafar o som.
Pode-se identificar quatro tipos de sons: timpânico, hipertimpânico, submaciço e maciço. A percussão sobre uma área sólida revela o som maciço; é o típico som obtido ao se percutir a região hepática.
Consiste em identificar os sons obtidos e a resistência oferecida por uma região do tórax ou do abdome,após um golpe dado com as pontas dos dedos, denominada percussão indireta, ou com a borda ungueal do dedo médio da mão direita sobre o dedo médio da mão esquerda, que está espalmada sobre a região a ser percutida, ...
Na percussão direta, a polpa digital do dedo médio golpeia diretamente a região que está sendo examinada. ... Na percussão indireta o examinador utiliza o dedo médio de uma das mãos para golpear a falange distal do dedo médio da outra mão, que se encontra posicionada sobre a região examinada.
Rx tórax: condensação em todo o hemitórax direito (HTD).
INSPEÇÃO é a avaliação visual sistemática do paciente. Baseia-se no sentido da visão. DIRETA E INDIRETA (ESPELHO). O examinador a utiliza a cada momento em que olha o seu paciente: os traços anatômicos, fisiológicos, psíquicos.
Exame físico Exame extra-oral. Avaliar presença de qualquer alteração de cor ou textura na pele, presença de linfonodos palpáveis, etc... Exame intra-oral. Avaliar as mucosas, língua, palato e lábios.
Em uma visão mais generalista e atualizada, a semiologia veterinária pesquisa e inter- preta os métodos de exame clínico, os sintomas e sinais (do latim signum ), bem como as possíveis manifestações funcionais, reunindo os elementos necessários para estabelecer o diagnóstico e presumir a evolução da enfermidade ( ...
Semiogênese - é o estudo da formação dos sinais e sintomas, sob ponto de vista clínico. Estudam-se os fatores que possam ter relação com o aparecimento de um sinal, por exemplo um agente traumático, uma doença infecciosa.
A auscultação deve ser realizada com o animal ereto (posição normal cardíaca) e em um ambiente silencioso....Deve-se auscultar pulmão e coração separadamente para identificar os seguintes pontos:
Como medir a frequência respiratória em cães? Para medir a frequência respiratória do seu cão, use um cronômetro ou relógio que mostre uma contagem em segundos. Conte o número de vezes que o peito do seu cão sobe em 15 segundos e multiplique por quatro.
Frequência cardíaca:
A verificação frequente da boca, orelhas e olhos do cachorro desde cedo faz com que se deixem examinar melhor um dia mais tarde quando forem adultos. A temperatura corporal normal é de 37.
O que fazer quando seu cachorro está desanimado? Observe seu cão no dia a dia. Se a mudança de comportamento não vem acompanhada de outros sintomas ou se durar um ou poucos dias, procure dar mais carinho, garantir uma boa alimentação, estimular os cães com brinquedos ou levar para passear para que ele se sinta melhor.
Cachorro muito quieto também pode ser indicativo de doença É importante redobrar os cuidados com seu amigo, isso pode ser indicativo de algum problema de saúde que está tirando a energia dele. Embora os cães não sejam capazes de falar, eles demonstram quando há algo de errados.
Falta de apetite e consumo de água: a perda intensa de apetite ou falta de ingestão de água devem ser levados a sério. Pode indicar dor e qualquer situação que cause mal-estar ao peludo. Isso inclui enfermidades: alterações endócrinas, doença renal ou hepática, problemas odontológicos, infecções e até neoplasias.