A educação é importante para que haja ética porque possibilita aos alunos terem conhecimento, e isso faz com que os mesmos sejam capazes de saber o que é ético e o que não é.
O senso moral é caracterizado pelo sentimento e ação imediata proveniente das emoções que são desencadeadas pelos valores morais do indivíduo. Já a consciência moral está atrelada com a ponderação sobre qual (ou quais) decisão (decisões) o indivíduo deve tomar, com base no seu comportamento e dos outros.
O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente. Porque os sentimentos e as ações morais dependem de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles.
Como se pode observar, senso moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que esta define para seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar. Qual a origem da diferença entre os dois tipos de juízos? A diferença entre a Natureza e a Cultura.