Retificação é um processo de usinagem mecânica onde a remoção de cavaco do material é estabelecida pelo contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva (rebolo), que gira em alta rotação, enquanto que a peça tem uma velocidade menor.
Como é cediço, as retificações de registro civil podem ser realizadas pela via judicial ou administrativa, conforme o caso. O artigo 13, inciso I, da Lei 6.
As retificadoras planas retificam peças com quaisquer tipos de superfícies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas. ... Na retificadora plana tangencial de eixo horizontal, utiliza-se um rebolo cilíndrico (tipo reto plano).
O seu uso se dá com a ajuda de uma lixadeira, que se for ligada ao dressador diamantado efetua trabalhos de afiação, desbaste, moagem, polimento e corte. Com o auxílio certo de uma ferramenta para dressar rebolo pode-se alongar sua vida útil do objeto.
Rebolo é uma ferramenta fabricada com material abrasivo, em geral tem a forma de disco e é normalmente utilizado com o auxílio de uma lixadeira ou politriz para fazer desbaste em superfícies ou para afiar ferramentas cortantes.
A ferramenta de corte utilizada na retificadora é o rebolo, cuja superfície é abrasiva, ou seja, apresenta-se constituída de grãos de óxido de alumínio ou de carbeto de silício, entre outros. Por isso, a usinagem com rebolo é designada como um processo de usinagem por abrasão.
7 cuidados com rebolos abrasivos
Abrasivos são substâncias naturais ou sintéticas empregadas para desgastar, polir, ou limpar outros materiais. ... O diamante é o abrasivo natural de maior dureza que se conhece. Quando imperfeitos e pequenos, os diamantes são triturados e reduzidos a pó, para operações de polimento e esmerilhamento.
usinagem por abrasão destinado à obtenção de superfícies com auxílio de ferramenta abrasiva de revolução. Para tanto, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta desloca-se segundo uma trajetória determinada, podendo a peça girar ou não. A retificação pode ser tangencial ou frontal.
Brunimento é um processo de usinagem por abrasão utilizado em furos com o objetivo corrigir problemas tais como: Diâmetro interno do furo; Geometria interna do furo (cilindricidade e circularidade); Acabamento da superfície usinada (ângulo de cruzamento dos riscos e rugosidade);