2 - Manso servil Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo). Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal.
O manso comunal era compreendido como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servos.
O manso senhorial era a parte da terra que pertencia ao senhor feudal, portanto o Manso Senhorial pertencia aos senhores feudais.
Manso de reserva ou manso comum: Região de bosques e pastagens selvagens, destinada à coleta de lenha, raízes, frutos e cogumelos. Geralmente a caça era um privilégio da nobreza. (Somente os senhores feudais comiam carne).
As Terras comunais eram áreas do feudo que possuíam um uso coletivo, como florestas, bosques e pastos. Mas para cada feudo existiam regras diferentes para utilização dessas áreas comum, principalmente levando em questão de qual classe social era a pessoa.
A divisão do feudo era em um sistema de três dimensões: manso senhorial, manso servil e manso comunal, sendo que o manso senhorial era a área com maior fortificação e defesas, onde vivia a família do senhor feudal.
Podemos explicar a função de cada uma das partes do feudo, a começar com o Senhor Feudal, que era o proprietário das terras, e tinha como função proteger os camponeses, coordenar as defesas e manter o funcionamento do seu feudo. ... Já os cavaleiros e nobres no geral - os cavaleiros eram os defensores, soldados dos feudos.
A função do feudo era a produção agrícola e proteção dos servos, sendo que ele era composto por divisões e fortificações que podiam proteger o senhor feudal e seus servos.
Duque (feminino: duquesa) é um título que se refere ao chefe de Estado de um ducado. Pode ser também um título nobiliárquico integrado ou não numa casa soberana. ... Os duques recebiam mais precisamente dos reis o tratamento de primos, com todas as dignidades e honrarias inerentes.