A principal cidade inca era Cuzco, onde reinava o imperador inca (chamado de Sapa Inca).
A fertilidade da agricultura dos incas era resultado do uso de uma técnica conhecida como curvas de nível. A produção agrícola era realizada nos ayllus, que consistiam uma unidade social na qual um grupo de pessoas cultivava um determinado pedaço de terra.
A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormeciais cuja classe dos comerciantes gozavam ...
No Império Inca havia a divisão das terras em três tipos, sendo uma destinada ao Império (para formar reservas alimentares), uma para os Incas (os governantes) e uma para os camponeses. ... Este sistema acabava facilitando a integração entre as partes do Império, que se estendia por uma grande parte dos Andes.
Os quipus eram utilizados não apenas para o registro das dívidas tributárias, mas também para o registro das horas que os devedores trabalhavam para o Estado.
Os cordões eram feitos de lã de lhama ou alpaca, ou de algodão. A posição do nó, bem como a sua quantidade, indicavam valores numéricos segundo um sistema decimal. As cores do cordão, por sua vez, indicavam o item que estava sendo contado, sendo que para cada atividade (agricultura, exército, engenharia etc.)
Os impostos não eram em dinheiro, mas sim de produtos ex: "ouro em pó, cogumelos alucinógenos, peças de algodão e artesanato". Os incas pagavam seus impostos através do trabalho.
O quipo era um objeto composto por cordas e uma série de nós que era usado pelos Incas para fazer registros contábeis (a quantidade de determinados produtos, como animais ou grãos, por exemplo) e transmitir mensagens.
Também seria codificada uma terceira quantidade, que, somada ao imposto, resultaria no total estocado. ... Chu e Urton não descartam a hipótese de que o valor fixo codificado nos quipos possa refletir o total de sementes guardado para ser plantado na próxima safra.
Os incas tinham como costume a utilização da chamada Mita, um imposto que o povo precisava pagar em forma de trabalho ao Estado. Quando os espanhóis chegaram na América, acabaram por incorporar a Mita no processo de colonização. ... Entretanto, era bem diferente daquela utilizada pelos colonizadores.
A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana. ... O comércio interno era intenso no Império Asteca.
Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas (conjunto de povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus) e viviam na região da Mesoamérica. A capital do Império Asteca – Tenochtitlán – foi estabelecida no local onde hoje fica a Cidade do México, capital desse país.
O termo pré-colombiano é frequentemente utilizado especialmente no contexto das grandes civilizações indígenas das Américas, como as da Mesoamérica (os olmecas, os toltecas, os teotihuacanos, os zapotecas, os mixtecas, os astecas e os maias) e dos Andes (os incas, moches, chibchas, cañaris).
Tribos e populações existentes no local antes da chegada do mesmo recebem esse nome pois tinham suas próprias culturas, línguas e tradições que depois na grande maioria mudaram por causa da colonização Colombiana.
Esses grupos receberam o nome de povos pré-colombianos (por existirem antes da chegada de Colombo. São consideradas as principais , Astecas, na América do Norte, Maias, na América Central e Incas, na América do Sul.
Resposta. Resposta:Foram elas Incas, maias e astecas.