O chá das folhas é usado para banhar os olhos no tratamento da vilidra. O chá das folhas é usado na forma de banho para tratar a pira ou sarna. A garrafada é usada como depurativo do sangue, para tratar má digestão e menstruação descontrolada. O velame também é usado para tratar animais de criação.
O velame é popularmente conhecido por suas propriedades medicinais, sendo utilizado na dor de estômago, mal estar gástrico, vômitos, diarréia com sangue e para baixar a febre. Além das propriedades farmacológicas, seu óleo essencial apresenta atividade larvicida contra Aedes aegypti, antibacteriana e cicatrizante.
A melhor maneira de consumir a planta é em chá, podendo tomá-lo todos os dias, mas também é possível ser consumida como um tônico, licor, na comida ou até mesmo em cápsulas. Alguma dúvida se você pode consumir a jurubeba? Procure um médico ou nutricionista.
A planta deve ser mantida com a altura máxima de 1.
A Jurubeba Leão do Norte foi criada em 1920, por Paulo da Costa Lima e Sinval Costa Lima, em Feira de Santana, inicialmente vendida em farmácias como tônico estomacal (digestivo), afrodisíaco e como medicamento auxiliar contra outros males, como febre amarela (devido às propriedades medicinais da jurubeba).
O fedegoso, também conhecida como café negro ou folha do pajé, é uma planta medicinal que possui ação laxante, diurética e anti-inflamatória, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais e complicações menstruais, por exemplo.
A assa-peixe (Vernonia polysphaera) é uma planta medicinal nativa do Brasil, amplamente utilizada contra problemas respiratórios, sendo eficaz para tratar gripe, bronquite e tosse, por exemplo. Além disso, também é uma boa opção para tratar cálculos renais, hemorroidas e alterações no útero.
Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo: