seis meses
8 dicas para causar uma boa impressão no primeiro emprego
Logo, se a pessoa causa uma boa impressão, é como se concedêssemos um ponto extra a ela. E isso facilita naturalmente a interação. A mesma lógica vale para o contrário. Ou seja, se pessoa deixou uma má impressão, a tendência é ficarmos mais desconfiados.
Já ouvimos falar muitas vezes a primeira impressão, mas ela pode ter muitos significados, por exemplo: a impressão visual de uma pessoa em sua apresentação, a forma de expressão verbal ou, até mesmo, a não verbal no primeiro contato.
O primeiro aspecto que chama a atenção de um interlocutor que nos vê pela primeira vez é a imagem pessoal. Isso inclui uma série de elementos externos: o modo de se vestir, a aparência do rosto, o sorriso, a higiene corporal ou o corte de cabelo.
O que causa uma boa impressão Mostrar profissionalismo e maturidade. Ter transparência em relação aos seus objetivos e intenções na empresa. Mostrar interesse durante a entrevista e fazer perguntas pertinentes com a vaga que busca. Estar preparado para a entrevista, tanto no sentido intelectual como na aparência.
O famoso ditado “a primeira impressão é a que fica” pode-se dizer que é uma continuidade de uma frase de Tom Peters, uma das maiores autoridades no assunto, que diz: “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”.
Para se recuperar de uma primeira má impressão, demonstre para a pessoa um lado mais favorável e agradável da sua personalidade. Por exemplo, se você falhou em uma piada bem babaca, demonstre sinceridade. Se você tentou ser sincero e o tiro saiu pela culatra, demonstre compaixão.