O Araticum (Annona Crassiflora) é um fruto do cerrado que apresenta polpa adocicada rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2, o que torna a elaboração de um produto com excelente valor nutricional. O que pode auxiliar na prevenção de doenças como reumatismo, úlcera e até câncer de pele.
A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.
O araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto. Outros frutos que pertencem à família Annonaceae têm forma parecida com o araticum-do-cerrado, como a ata, também conhecida como pinha ou fruta-do-conde.
Maio, junho e julho são os meses de colheita da atemóia em regiões de clima ameno, período que precede um bimestre de dormência da planta para, em seguida, ser realizada a poda.
Entre os tratos culturais adequados para o desenvolvimento da atemóia, devem ser realizadas as podas de formação, frutificação e raleio de frutos - alguns frutos são retirados para diminuir o excesso na planta. O desbaste de ramos deve deixar a copa aberta, para facilitar o trabalho do manejo à colheita.
Em comparação com a fruta do conde, a atemoia possui um sabor doce, com poucas sementes e é maior em seu tamanho. De acordo com a nutricionista Joseline Souza, na composição, o destaque está na presença de potássio, nutriente importante no equilíbrio do organismo e no funcionamento neuromuscular.
A atemoia é uma fruta produzida a partir do cruzamento da fruta-do-conde, também conhecida como pinha ou ata, e a cherimoia. Ela tem um sabor leve e agridoce e é rica em nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C e potássio, sendo normalmente consumida fresca.
Se não tiver jornal também pode usar sacos de papel. Coloque os tomates embrulhados, lado a lado, dentro de uma caixa na sua despensa. Os tomates irão libertar etileno e, consequentemente, irão amadurecer rapidamente. Também poderá “mergulhar” as peças de fruta em arroz ou milho cru (pipocas).
Os frutos de atemóia quando mantidos em temperatura ambiente (27ºC; 85 % UR) se conservam por 7 dias, enquanto que os frutos sem embalagem mantidos sob refrigeração (15,5 ºC; 85 – 90%) se conservam por 12 dias, ou seja, apresentaram um ganho de 5 dias quando utilizamos a refrigeração.
A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.
Apesar de não ser a melhor opção, ainda assim é válida! Para amadurecer o mamão, basta colocá-lo dentro do saco, fazer alguns furos com palitos de dente ou garfo, assim o mamão ainda pode ter contato com ar novo e produzir o etileno para continuar a amadurecer.
6 meses
Deixar o mamão embalado num papel sem tinta ajuda a concentrar a quantidade de gás etileno que nele existe e com o aumento dessa substância o processo acaba acontecendo mais rápido, fazendo com que o mamão esteja maduro em um tempo menor do que aconteceria de forma natural.