Este efeito permite, por exemplo, que alguns insetos caminhem sobre a superfície da água e que poeira fina não afunde. A tensão superficial também é responsável pelo efeito de capilaridade, formação de gotas e bolhas, e imiscibilidade entre líquidos polares e apolares (separação de óleo e água).
A tensão superficial é um dos aspectos que impedem a eficiência da limpeza da água sozinha, pois impede que ela penetre em certos tipos de tecidos e outros materiais. Aí que entra a função do detergente, que é um agente tensoativo ou surfactante, isto é, ele é capaz de diminuir a tensão superficial da água.
Tensão superficial é um fenômeno que ocorre na superfície de líquidos, como a água, formando uma fina película. ... Isso ocorre porque a interação entre as moléculas de água na superfície é diferente das interações no interior do líquido.
A tensão superficial mantém a água coesa (moléculas fortemente unidas), é como se houvesse uma superfície elástica na sua superfície. O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame. O resultado é um número menor de água na superfície da moeda.
fosfolipídios
Factores influenciando a tensão superficial A tensão superficial diminui com o aumento da temperatura pois que a agitação térmica das moléculas diminui as forças de atracção. A introdução de uma substancia num líquido pode modificar a sua tensão superficial, por alterar as forças de coesão existentes.
Como o mercúrio é um metal, as ligações metálicas entre as suas moléculas são bem mais fortes do que as pontes de hidrogénio, produzindo forças coesivas muito elevadas e alta tensão superficial.