A dilatação térmica mostra os efeitos do calor sobre corpos. Já a calorimetria é o ramo da Física relacionado com os estudos de calor e temperatura. Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica.
Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.
Coeficientes de dilatação linear
A magnitude da dilatação sofrida por um corpo sólido depende de uma característica, própria de cada material, chamada de coeficiente de dilatação. O coeficiente de dilatação diz respeito à capacidade que os materiais têm de mudar suas dimensões, em relação a uma determinada variação de temperatura.
Sabe-se que os coeficientes de dilatação superficial e volumétrica do zinco, são respectivamente iguais a 52 x 10⁻⁶ e 78 x 10⁻⁶. Sob esse aspecto, podemos afirmar que a dilatação superficial pode ser definida como uma forma de dilatação que representa a dilatação linear em duas dimensões.