Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão. Enquanto a carga alternada varia entre negativa e positiva, sendo utilizada em circuitos elétricos e linhas de transmissão de alta tensão.
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
A corrente elétrica pode ser do tipo corrente contínua ou corrente alternada. Você sabe qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada? O Mundo da Elétrica fez este artigo explicando o que é corrente elétrica, apresentando as características da corrente contínua, corrente alternada e mostrando as principais diferenças entre elas. Então vamos lá pessoal!
Quando falamos de corrente elétrica podemos falar do sentido real e do sentido convencional. Ao realizar a análise de circuitos elétricos assumimos que a corrente elétrica sai do potencial mais positivo para o menor potencial, sendo este o sentido convencional da corrente elétrica.
Pilhas, baterias, dínamos e painéis solares geram correntes contínuas utilizadas em circuitos de baixa tensão, como computadores, celulares e aparelhos eletrônicos em geral.
Assim, as linhas de transmissão que saem das usinas elétricas e transportam energia elétrica, o fazem com correntes alternadas. Essa energia sai da usinas com uma tensão próxima a 750kV, passa por subestações e transformadores e chega às tomadas das casas com uma tensão de 110 ou 220 volts.
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
A variação de carga da corrente alternada é medida em ciclos por segundo, essa frequência é chamada de hertz (Hz). A quantidade de ciclos por segundo de corrente alternada pode variar de lugar para lugar. No Brasil, a frequência adotada nos circuitos elétricos é de 60 Hz.
Como mencionamos anteriormente, existe tanto a corrente contínua quanto a corrente alternada e quando nos referimos a tensão constante ao longo do tempo, isto é, não varia a sua polaridade no tempo, estamos falando de um sinal em corrente contínua. Porém quando falamos em um sinal de tensão que varia ao longo do tempo, ou seja, varia a sua polaridade no tempo, é considerado uma corrente alternada.
Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre este assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder!
Para compreender a diferença entre corrente contínua e corrente alternada é preciso compreender o que é uma corrente elétrica. A corrente elétrica é o movimento dos íons e elétrons em um material condutor. Esse fluxo ocorre devido à diferença de potencial entre um ponto inicial e um ponto final.
A unidade de medida desses ciclos por segundo é chamada de hertz (Hz). Isso quer dizer que os polos da tomada de uma casa não são nem positivos, nem negativos. Ou melhor, a cada segundo, cada um dos polos foi 60 vezes positivo e 60 vezes negativo.
Com a corrente alternada é possível transmitir e distribuir energia elétrica por longas distâncias com muito menos perdas, sendo mais eficiente que a corrente contínua. Isso é possível por causa dos transformadores, que funcionam apenas em corrente alternada. Abaixo temos várias representações gráficas com sinais de corrente alternada, que mudam entre um valor de tensão positivo e negativo.
Diferente da corrente contínua, na corrente alternada, os elétrons se deslocam em duas direções alternadamente. Desse modo, a carga é ora positiva, ora negativa. Essa variação é chamada de ciclo e ocorre entre 50 e 60 vezes por segundo em um circuito elétrico comum.
Sinais de corrente contínua são facilmente encontrados em pilhas, baterias, computadores, televisores, equipamentos eletrônicos em geral e outros. Além disso, atualmente já existem sistemas de transmissão em corrente contínua.
Diferente da corrente alternada a corrente contínua possui polaridade bem definida, com polo negativo e outro positivo. Como o próprio nome já diz a corrente contínua permanece sempre em uma única polaridade, ou seja, os elétrons estão indo em apenas um único sentido, que por convenção saem do polo de maior potencial para o polo de menor potencial. Destacamos que como a corrente contínua não tem variação de sentido, não existe a grandeza de frequência. Na imagem abaixo podemos ver alguns exemplos de sinais de corrente contínua.
A corrente alternada apresenta como principal característica não possuir uma polaridade bem definida. Isso acontece porque os elétrons ficam mudando de direção várias vezes no intervalo de um segundo.
Podemos definir a corrente elétrica como o movimento ordenado dos elétrons em um determinado material condutor. A corrente elétrica surge apenas quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, ou seja, só existe corrente elétrica quando tem tensão elétrica.
A quantidade de vezes que ocorre essa alternância de polaridade no intervalo de um segundo é definida como frequência, que é medida em Hertz. Como vimos na imagem anterior, é importante destacar que um sinal alternado não é necessariamente senoidal, pois ele pode assumir diversas formas distintas como por exemplo, uma onda quadrada ou triangular.
Como o próprio nome sugere, o sentido real da corrente elétrica nada mais é do que o verdadeiro sentido da corrente elétrica, onde a corrente sai do menor potencial elétrico para o maior potencial elétrico.
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.
A corrente alternada é produzida por meio da oscilação do campo magnético próximo a uma bobina condutora. Dessa maneira, a rotação da bobina (ou de um ímã) induz uma força eletromotriz e produz a CA.
As mais comuns são as de 127 ou 220 volts”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Portanto, a corrente que chega à tomada de sua casa continua sendo alternada, mas com uma voltagem bem mais baixa.
Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.
10A
Como medir corrente elétrica
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Para saber o consumo em Amperes (A), divida a potência dada em Watts (W) pela Tensão utilizada em Volts (V). Logo a carga do projeto é de 2,8A que é equivalente à 33,6W.
Observe que há quatro terminais no multímetro:
Watts são iguais a ampères multiplicados por volts. Logo, dividir watts por volts dará a você o resultado em ampères. Amps = watts / volts.
A conversão entre CV e kVA é feita de forma bem simples e fácil. Para converter qualquer unidade de CV em kVA você só precisa multiplicar o valor em CV pela constante de número 0,7354988.