Colorimetria é a ciência e a prática de determinar e especificar cores quanto a matiz, saturação e intensidade. A colorimetria tem aplicação em todas as áreas que tem relação com as cores, tais como fotografia, publicidade, arte digital, entre outras.
O estudo da colorimetria capilar possibilita que o profissional entenda quais são os tipos de cores, como elas se comportam em relação às outras e possa dominar três conceitos básicos para uma boa coloração: Altura de tom; Reflexos; Fundo de clareamento.
"Para cada altura de tom existe um fundo de clareamento. Todo cabelo do 1 ao 5 vai abrir para o castanho avermelhado, por exemplo. Do 6 ao 7, o fundo será castanho alaranjado, enquanto do 7 ao 8 teremos um alaranjado amarelado. Por fim, temos um amarelado claríssimo nas alturas de 8 ao 10", explica a expert.
*Tons de Mel e Doce de Leite: o fundo de clareamento ideal é o 8 (amarelo laranja). Poderá aplicar 8.
Para criar o efeito morena iluminada não é necessário chegar a uma cor muito clara. Nossa sugestão é deixar que os fios clareiem até o fundo de clareamento sete, o alaranjado amarelo. Confira cada mecha para saber se elas já chegaram à tonalidade desejada.
Quem adota o cabelo morena iluminada, normalmente, clareia apenas alguns tons, sendo que os mais comuns são as tonalidades:
Alisamento e luzes são duas técnicas que fazem bastante sucesso, não acha? ... A boa notícia é que com cuidado e o auxílio dos produtos certos é possível deixar os cabelos alisados com luzes sempre lindos e radiantes.
As melhores escovas progressivas: Nossas recomendações