A angiografia por TC é o exame de imagem mais utilizado para diagnosticar embolia pulmonar. O tamanho do coração pode também indicar o quanto o coração está sendo demandado. A cintilografia de perfusão e ventilação pulmonar não é invasiva e é bastante precisa, mas demora mais do que a TC.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.
O inchaço na perna na maioria dos casos acontece devido ao acúmulo de líquidos como consequência da má circulação, o que pode ser resultado do fato de ficar muito tempo sentado, uso de remédios ou doenças crônicas, por exemplo.
Embora se possa voltar a casa no mesmo dia da cirurgia, é recomendado ficar de repouso até 7 dias para permitir que os cortes cicatrizem corretamente.
O retorno ao consultório geralmente é feito em 7 a 10 dias após a cirurgia. Praticamente não há restrições no pós-operatório e no dia seguinte o paciente está liberado para andar, subir escadas, dirigir, etc. O que vai determinar o retorno às atividades habituais do paciente, é o conforto em realizar estas atividades.
Confira alguns!
O procedimento é feito em centro cirúrgico, com anestesia raquidiana ou geral, e o tempo de cirurgia, geralmente, é de cerca de 2 horas. A safena é uma grande veia que vai da virilha, passa pelo joelho, onde se divide em duas, a safena magna e a safena parva, que continuam até os pés.