Abra a caixa com auxílio de uma tesoura; Utilize bucha para lavar o material; Descarte no lixo reciclável ou no local de coleta.
Uma caixa de leite tem em sua composição aproximadamente 75% de papel , 20% de plástico (polietileno de baixa densidade) e 5% de alumínio. Mesmo assim, todos os componentes podem ser reciclados, processo que ocorre a partir da separação das fibras de papel com as camadas de plástico e alumínio.
Outro objeto que pode ser feito com as caixas de leite é o porta objetos. Este exemplo usa o tecido bordado e um laço rosa para fazer o artesanato. Imagem 16 – Um simples recorte pode transformar em uma caixa. Imagem 17 – Caixinhas de leite coloridas como vaso e peças decorativas.
Confira algumas dicas úteis de como reutilizar caixa de leite:
Material das embalagens cartonadas da Tetra Pak
Nas embalagens modernas, os mais utilizados são o alumínio, o aço inox e a folha de flandres (um composto de ferro e estanho). Suas vantagens estão na facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, na resistência a grandes empilhamentos e na proteção oferecida ao conteúdo.
R$ 0,25
Cada embalagem é produzida por um tipo de material. Alguns deles podem ser reciclados como plástico, papel, vidro e metal. Alimentos são chamados de orgânicos e podem ser reutizilados, por exemplo , para adubos ( restos de comida aumentam a fertilidade da terra).
Os principais termoplásticos usados em embalagem de alimentos são o polietileno (PE), polipropileno (PP), policloreto de vinila (PVC), poliestireno (PS) e o polietileno tereftalato (PET) (CABRAL et al., 1984).
Embalagem é a que se destina à total proteção do material de acondicionamento nas condições usuais de transporte, armazenagem, e distribuição. ... Considera-se embalagem: caixas de papelão, cartolina, madeira ou material plástico ou estojo de cartolina e outros.
As principais embalagens para alimentos
Quais são os principais tipos de embalagens?
A embalagem consiste em uma peça responsável por envolver e proteger um produto. Ela pode ter as mais diversas funções e ser feita de materiais como plástico, papel, papelão, vidro, etc. ... Além disso, é preciso considerar o transporte do produto, o fácil manuseio e a comunicação dos diferenciais da marca.
De todas as opções citadas, a embalagem de papel cartonado é a que oferece maior resiliência às mudanças de temperatura, sendo a mais indicada para a maioria dos casos, inclusive delivery.
Além disso, eles também promovem maior frescura, sabor, textura e melhoram a aparência dos alimentos. Mas não podemos negar que esses aditivos alimentares podem ser bem prejudiciais à saúde se usados em excesso, por isso seu consumo deve ser controlado e, se possível, evitado.
Conservam e mantém os alimentos: As embalagens plásticas tem a capacidade de conservar os alimentos perecíveis por mais tempo, reduzindo o desperdício e a utilização de conservantes. Mantém, ao mesmo tempo, o sabor e o valor nutricional do alimento.