Em botânica, chamam-se soros a órgãos que se formam em algumas espécies de pteridófitas, onde se desenvolvem os esporângios. Nas samambaias, normalmente os soros formam-se na face inferior da folha. Em alguns casos, os soros possuem uma cobertura que protege os esporângios chamada indúsio.
Estrutura Corporal: Caule, Raízes e Folhas Possuem corpo organizado em caule, raiz e folhas. O caule é a estrutura que sustenta as folhas e faz o transporte da seiva através dos tecidos condutores pela planta. Em muitas samambaias ele cresce subterrâneo ou paralelo à superfície do solo, sendo chamado rizoma.
Da mesma maneira que as briófitas, as pteridófitas se reproduzem num ciclo que apresenta uma fase sexuada e outra assexuada. ... A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito.
As samambaias alimentam-se através do processo fotossintético (açúcar).
Significado de Estaquia substantivo feminino Processo de multiplicação vegetativa das plantas, que utiliza segmentos de caules ou tanchões.
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Estaquia: desenvolve uma nova planta a partir do enraizamentos das plantas. Enxertia: a planta tem duas partes pq junta uma parte do tecido de uma planta com outra.
Como fazer mudas por estaquia.
Por isso tenha calma e fique atento. Depois de retirado o clone, você deve colocar para enraizar normalmente, com 18h de luz e 6 de escuro. Assim que a planta enraizar retornará a fase vegetativa e vai começar a crescer como nunca. A segunda maneira, é retirar os clones na fase vegetativa e colocar para enraizar.
Quando as mudas são novas, as primeiras devem ter as hastes cortadas bem curtas. Em roseiras formadas, o corte das hastes pode chegar a até dois terços do comprimento do galho. A partir da primeira floração, o corte pode ser feito de 40 a 45 dias.
Passo a passo
“É uma planta de fácil cultivo, pois não expira muitos cuidados. Porém, ela demora três anos para atingir a fase adulta.
Canela em pó pode ser um substituto mas, tem a desvantagem de sair na primeira chuva ou rega. Lembre-se que o processo aqui é lento. E por falar nisso... 3 - Paciência: depois dessa poda, leva 4 semanas para aparecer as folhinhas.
Nos casos de enxertia, a floração da rosa-do-deserto ocorre, em média, de dois a três meses após o enxerto, considerando uma incidência de sol forte por no mínimo 6 horas diárias.
Essas plantas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia, isso para crescer e florescer. Mesmo aguentando muito sol, essas plantas também gostam de sombra filtrada nas horas mais quentes do dia. Se possível deixe sua rosa do deserto em um local coberto por sombrite de 30 a 50 % nas horas mais quentes do dia.
Depois de três a quatro dias, coloque a planta para receber o sol da manhã, e quando notar as brotações pode colocá-la no sol pleno. Elas gostam do sol. Logo após a formação dos novos ramos, a planta começará a florir e, dependendo dos cuidados e temperatura, continuarão floridas por muito tempo.
Fertilizante Mineral Misto para Rosa do Deserto 150g Vitaplan.
"Nossa família cultivava a orquídea, mas percebemos que a rosa do deserto é mais fácil de cuidar por ser mais rústica e floresce de sete a oito vezes por ano, diferentemente da orquídea que demora mais tempo para florir", diz Natália Lin.
Por isso digo: O melhor mês para se podar uma rosa do deserto é em setembro. Isso mesmo um pouco antes da primavera que todos amamos. Esse mês é recomendado pois as rosas do deserto são plantas que adormecem no inverno e voltam a sua atividade normal apenas nos meses de primavera e verão.
primavera
Em 10 dias, as sementes começam a germinar. Quando as mudas estiverem com 5 a 6 pares de folhas, podem ser transferidas para vasos individuais.