Do inglês Internal Rate of Return, a Taxa Interna de Retorno (TIR) é um método muito utilizado para análise da viabilidade de projetos de investimento e no campo da engenharia econômica. A TIR calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu Valor Presente Líquido (VPL) iguale-se a zero.
O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital. A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto.
O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial. A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.
Como calcular a TIR em uma calculadora financeira HP 12c
Nesse caso, temos uma perpetuidade no valor de R$ 1.
Como calcular o Valor Presenta da Perpetuidade com crescimento? Considere o mesmo exemplo anterior, mas agora vamos adicionar uma taxa de crescimento de 3%. Assim, o cálculo ficaria da seguinte forma: VPP (com crescimento) = 1.
Passo a passo para calcular o VPL na Hp 12c
Valor Presente e Valor Futuro
Para calcular payback nessa situação é bastante simples, pois temos fluxos regulares de caixa. Neste caso basta dividirmos o investimento inicial pelos fluxos anuais. Teremos então payback igual a 100000 dividido por 40.
O VPL é facilmente calculado em uma calculadora financeira, como a HP 12c, uma das mais utilizadas. A função que corresponde nesta calculadora aparece de cor laranja com a sigla NPV, que quer dizer o VPL em inglês (Net Present Value). Esta função se torna ativa quando pressionamos o botão " f ".
O payback, ou período de payback, refere-se ao tempo que um investimento leva para pagar o seu investimento inicial. Quando o payback é calculado sem descontar os fluxos de caixa futuros, então é chamado de payback simples.
Com a calculadora financeira HP12C esse cálculo é simples, basta digitar o valor total do financiamento, no caso do exemplo 21300 e depois clicar em “PV”. Depois digite o número de prestações 60 e clique em “n”. Depois digite a taxa de juros 1,45 e clique em “i”.
E fazer esse cálculo na HP12C é extremamente fácil, comparado ao que ela é capaz de fazer....Aqui está o passo-a-passo:
Como calcular juros compostos pela HP 12c
Na hp 12c realize o seguinte procedimento:
Para calcular os juros em um período de 360 ou 365 dias:
Fórmula juros simples:
Cálculo do tempo de aplicação usando a hp 12c
Juros Simples: cálculo do capital inicial com a HP-12C O capital inicial pode ser apurado de duas formas: a partir do montante gerado e por meio dos juros auferidos ou pagos.
Juros Simples
Nos juros simples, o juros é cobrado apenas em cima do montante que foi emprestado, ou seja, do capital inicial. Já no juros composto, os juros são calculados sobre o montante emprestado somado aos juros acumulados em cada período, ou seja, um juros sobre juros.
Os juros simples são baseados no total do valor de um empréstimo ou depósito, enquanto os juros compostos se baseiam nesse mesmo total mais os juros que se acumulam em cada período. Como os juros simples são calculados apenas sobre o montante principal de um empréstimo ou depósito, é mais fácil determiná-los.