Foi na Bahia e no Rio que o naturalista se deparou pela primeira vez com a diversidade da floresta tropical e também se chocou com a escravidão: pontos tidos como cruciais para a elaboração de sua revolucionária teoria.
O arquipélago de Galápagos, formado por 58 ilhas, pertence ao Equador e está situado no oceano Pacífico, a cerca de mil quilômetros da costa.
Ilhas de Galápagos
Alternativa “e”. Segundo Darwin, os tentilhões derivaram de uma espécie original, e as diferenças nos bicos surgiram em razão da seleção natural, uma vez que esses organismos vivem em ambientes ecológicos diferentes.
O tentilhão é uma ave que pertence à família dos fringilídeos, um grupo de pequenos pássaros canoros. ... Os tentilhões costumam se reunir em grandes grupos. Eles vivem em áreas de clima ameno no hemisfério Norte e também na América do Sul e na África. Em muitos lugares, são bem mais numerosos do que as outras aves.
Os Tentilhões de Darwin. O postulado: todas as espécies de tentilhões no arquipélago se derivam da mesma espécie original. ... Os ambientes ecológicos diferentes, dentro da mesma ilha, conduzem a especializações nutricionais caracterizadas pelas diferenças no bico entre as diferentes espécies de tentilhões.
O bico das aves é formado de duas partes: a mandíbula superior e mandíbula inferior. A forma do bico varia muito em função do hábito alimentar ou seja, depende do que uma ave se alimenta. Também no bico situa-se o par de narinas por onde o ar entra e sai durante a respiração.
Alguns pesquisadores já falavam sobre uma possível evolução das espécies, mas Darwin foi o primeiro a oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural. Por causa disso, ele se tornou um dos pensadores e cientistas mais importantes da história.
As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos.
Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.
Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. ... Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos.
A presença de órgãos vestigiais é uma dessas evidências. Podemos definir órgão vestigial como uma estrutura atrofiada que possui pouca ou nenhuma função em um determinado organismo. Um dos principais exemplos de órgãos vestigiais é o apêndice humano.
Estruturas homólogas são muitas vezes erroneamente definidas como estruturas em seres vivos diferentes que têm a mesma origem embrionária, embora funções diferentes. ... O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo. A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.
Com o desenvolvimento da genética, as explicações para a hereditariedade foram surgindo e, atualmente, o neodarwinismo é a teoria evolutiva mais aceita entre os cientistas e estudiosos.