Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Resposta. Resposta: o lugar deixando para trás (a pátria)e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.
As palavras “lá” e “cá” representam o lugar deixado para trás e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.
Na época que o poeta foi escrito, o Brasil passou por um processo de rompimento junto a Portugal e existia uma grande atenção ao nacionalismo. A visão de pátria é apresentada no poema quando o mesmo fala que sente saudades do Brasil, que são expressadas em 'saudades das terras'.
1 - Que visão de pátria é apresentada no poema? Confirme sua resposta transcrevendo dois versos do texto em seu caderno. Uma visão positiva e idealizada da pátria (Brasil). “Minha terra tem primores”; “Nossos bosques têm mais vidas/Nossa vida mais amores”.
Como o país é visto e representado nesse poema? Resposta: No poema, o país é visto como um lugar único e melhor: aqui haveria mais estrelas, mais flores, mais bosques, mais vida e mais amores, ou seja, aqui o eu lírico seria realmente feliz.
Resposta. Amor e admiração pela pátria, tal que a descreve com adjetivos que supõem seu explendor, beleza e natureza jamais encontrada em outras terras.
a) a pátria é retratada de maneira que se tenha um registro fiel da sua fauna e flora, sem interferência da emoção do poeta, como em “Canção do Exílio”.
Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo.
Outro tema é a exaltação da pátria (nacionalismo ufanista), pois nossos primeiros românticos entenderam que sua missão era fundar uma identidade brasileira. Outro mecanismo usado para fugir da realidade é voltar-se para paisagens novas, que podem ser exóticas, como o Oriente, ou primitivas, como a selva.
substantivo feminino Ação de elevar a um grau de mérito mais alto: exaltação da virtude. Estado de excitação, de descontrole, que leva ao exagero na demonstração de ideias, sentimentos ou atitudes; entusiasmo, arrebatamento: falou com exaltação.
A primeira geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento nacionalista e, portanto, houve uma valorização da pátria e dos elementos que a compõem.
A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. Lembre-se que o modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo.
A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.
A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.
Segunda Geração Romântica: Mal-do-século As principais características da geração são: o individualismo, egocentrismo, negativismo, dúvida, desilusão, tédio e sentimentos relacionados à fuga da realidade, que caracterizam o chamado ultrarromantismo.
São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: ... O egocentrismo e o individualismo estão entre as principais características da segunda geração do Romantismo no Brasil, representada pelos escritores Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
Alternativa “d”. São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional.
Características do Romantismo são o subjetivismo, individualismo, a grande idealização, sentimentalismo exagerado, egocentrismo, interação da natureza junto ao eu-lírico, a contemplação do grotesco e sublime, medievalismo e o byranismo.
O Romantismo foi o movimento artístico e cultural que marcou a ascensão da burguesia e da individualidade, nos séculos XVIII e XIX. ... As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.