VARIAÇÃO LINEAR Diz-se que há uma relação linear entre as grandezas. É representada pela função afim ou do primeiro grau (y = a*x + b). Na variação linear o gráfico não passa pela origem , então deve-se trabalhar com taxas de variação.
O gráfico da função linear é uma reta, que passa pela origem, ou seja, pelo ponto (0,0). O coeficiente a da função, corresponde a inclinação desta reta. Abaixo, representamos a função f(x) = 1/2 x, g(x) = x (função identidade) e h(x) = 2x. Note que quanto maior o valor do a, maior é a inclinação da reta.
Resposta. Como para ser uma função linear o "a" deve ser diferente de zero, concluímos que x = 0 e, portanto, de fato o zero de uma função linear sempre será x = 0 . A função cortará o eixo x no ponto (0,0) .
Estas função são representadas graficamente por uma reta cuja equação tem forma geral dada por y = ax + b, sendo a e b os coeficientes angular e linear, respectivamente. ... A grande diferença entre as duas é que a função linear sempre passa pela origem do sistema e a função afim é deslocada pelo valor de b.
Dada a representação f(x) = a x + b temos, "a", é chamado de coeficiente angular ou taxa de variação e está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox. O termo constante "b", é chamado de coeficiente linear da reta (também chamado intercepto).
Valor dado pela tangente do ângulo de inclinação Por tais motivos, o coeficiente da reta é dado por m = tg a, sendo m um número real e a o ângulo de inclinação, que deve variar entre 0 menor ou igual ao ângulo ou esse mesmo ângulo ser menor que 180° . Caso o resultado da angular seja positivo, a reta é ascendente.
Podemos encontrar uma equação da reta r conhecendo a sua inclinação (direção), ou seja o valor do ângulo θ que a reta apresenta em relação ao eixo x. O coeficiente angular m também pode ser encontrado conhecendo-se dois pontos pertencentes a reta.
Chamamos de coeficiente angular da reta r o número real m tal que: O ângulo é orientado no sentido anti-horário e obtido a partir do semi-eixo positivo Ox até a reta r. Desse modo, temos sempre .
CV = s / X * 100 Observando dessa forma, vemos que a fórmula para calcular o coeficiente da variação é relativamente simples. O coeficiente de variação indica através de análise qual é a dispersão em termos relativos, por isso, o resultado é sempre determinado em %.
Como calcular desvio padrão no Excel
Cálculo do Coeficiente Angular
Estarão eleitos, entre os candidatos registrados por um partido ou coligação que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% (dez por cento) do quociente eleitoral, tantos quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.
Para determinarmos a equação da reta que passa pelos pontos A = (2,6) e B = (5,12), vamos substituí-los em y = ax + b. {5a + b = 12. Da primeira equação, podemos dizer que b = 6 - 2a. a = 2, que é o coeficiente angular.