O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.
Resposta. Resposta: Reduzir a tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos, reduzindo então a tendência dos alvéolos ao colapso.
O pulmão do recém-nascido prematuro, deficiente de surfactante pulmonar, é altamente suscetível à lesão pulmonar, podendo desencadear uma importante reação inflamatória20.
A síndrome da angústia respiratória é um distúrbio pulmonar que ocorre em recém-nascidos prematuros na qual os alvéolos não permanecem abertos porque uma substância que reveste os alvéolos denominada surfactante está ausente ou é insuficiente.
O pneumotórax ocorre mais frequentemente em recém-nascidos com pulmões rígidos, como recém-nascidos com síndrome da angústia respiratória (sobretudo se ela ocorreu devido à prematuridade) ou com síndrome de aspiração de mecônio.
Quando o alimento ou a saliva “descem pelo tubo errado” e entram na traqueia em vez do esôfago, tosses e engasgos são os efeitos mais comuns.