A terapia sistêmica considera não só como foco o sujeito mas toda a sua dinâmica familiar, e seus relacionamentos. ... Visa a ensinar ao cliente/paciente a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais (distorcidos), ou seja ensina a ele a ser seu próprio terapeuta a fim de evitar recaídas.
Essa abordagem apresenta vários aspectos de interesse. As organizações são analisadas como sistemas abertos, relacionados com outros sistemas, com os quais trocam informações. São sistema dinâmicos, em constante adaptação e mudança, buscando o equilíbrio, a homeostase.
O conceito de pensamento sistêmico, também chamado de pensamento holístico, é definido como a habilidade de entender os fatos não apenas em si mesmos, mas em relação às outras pessoas e instâncias envolvidas na situação.
A ideia de olhar sistêmico se trata de enxergar por completo determinado evento para fazer uma análise completa. Em outras palavras, você passa a compreender por completo um objeto ou situação em todas as partes.
A visão sistêmica facilita a comunicação, a integração entre as áreas. Uma empresa funciona assim – como um sistema composto por um conjunto partes, ou subsistemas, que são as áreas funcionais: marketing, vendas, produção, logística, qualidade, gestão de pessoas etc. Essas partes se relacionam e se afetam mutuamente.
Lopes (2012) diz que visão sistêmica é habilidade profissional de ver o seu negócio como um todo, entender como interagem e funcionam seus processos de obtenção, transformação e entrega dos serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes.
Como Treinar e Desenvolver a Visão Sistêmica?
Como desenvolver a visão estratégica?
Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O que é networking, então: trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito mais poderosa do que você pensa.