Poesia que tende para abusar de metáforas requintadas e extravagantes, exuberância de elementos pitorescos e musicais, hipérboles, repetições e ritmos complicados de correspondências e plurimembrações, hipérbatos, anáforas e antíteses violentas, sendo notória a sua falta de clareza e de simplicidade.
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.
Barroco no Brasil No Brasil, o Barroco (1601-1768) foi inaugurado pelo livro Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (1561-1618). No entanto, os principais autores desse estilo no país são Gregório de Matos (1636-1696) e Pe.
A influencia do Barroco na atualidade pode ser encontrada em muitos segmentos,na moda, por exemplo, em formas de rendas, as cores vermelhas e azuis na mesma peça, pontos rendados, rococos, dentre outros. ... Trata-se de questões opostas, todavia uma depende da outra, as chamadas antíteses, presentes nas poesias barrocas.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
A "arte sacra" é aquela arte religiosa que tem um destino de liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, ou seja para o culto divino.
Arte religiosa: reúne obras artísticas de cunho religioso representada por esculturas de santos, pinturas de passagem bíblica. Essas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos. Arte sacra: obras de teor religioso que, entretanto, estão relacionadas aos rituais.
Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja (clero) e dos nobres. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático.
As três funções da arte, são: