A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.
A lesão cariosa se propaga no interior dos tecidos dentários duros, ocasionando uma dissolução mineral. No esmalte dentário proximal a desmineralização inicia-se e acompanha a direção dos prismas, o que induz a formação de uma lesão cariosa com formato triangular, característico destas faces.
INTRODUÇÃO: A perda da superfície dos dentes ou lesão não cariosa, é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento, mas pode ser considerado patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária.
As lesões cervicais não cariosas (LCNC) caracterizam-se pela perda irreversível e gradual de tecido mineralizado junto da jun- ção amelo-cementária, sem qualquer envolvimento bacteriano e é um dos fatores relacionados à hipersensibilidade dentinária (HD), caracterizado por uma dor aguda, provocada e de curta duração.
A principal causa da abfração pode ser atribuída a uma sobrecarga oclusal (má- oclusão) que na maioria das vezes causa uma flexão do dente no limite amelocementário4. A abfração mostra uma maior incidência nos dentes inferiores e isso pode ser justificado por seu diâmetro na cervical5.
Já a abfração é a perda da superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes causada por forças tensionais e compressivas advindas da flexão do dente por excesso de carga oclusal, por exemplo, contato pré maturo1, forças da mastigação e hábito parafuncional1,2,4.
A atrição é um processo fisiológico e natural, onde ocorre o desgaste da estrutura dentária em V na região incisal de dentes anteriores. A principal causa para isso é o contato entre os elementos dentários, principalmente durante o ato da mastigação.
1. Desgaste por atrito ou fricção. 2. [ Medicina ] Raspagem de ossos cariados, de dentes com tártaro, de pele, de mucosa, etc.
Uma abrasão superficial é um ferimento superficial da pele, causado geralmente por um arranhão, uma “ralada″, uma queimadura ou pela escovação intensa. Abrasões geralmente são pequenas lesões que você pode tratar em casa.
Seguindo os cuidados com uma higiene bucal adequada é possível ficar longe da abrasão dentária. Em especial, na hora da escovação. Pode-se destacar a atenção com os movimentos corretos, usar uma escova macia ou extra macia, creme dental recomendado pelo seu dentista e sem aplicar força.
-Algia: dor de origem subjetiva, sem lesão anatômica ou orgânica apreciável. -Àlgico: relativo a dor, doloroso. -Analgesia: perda da sensibilidade para a dor, conservando a sensibilidade tátil.
1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro. Isso evita que a lesão fique exposta e seja contaminada por microrganismos.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
O processo de cicatrização é dividido em três etapas, que podem ocorrer simultaneamente, a saber: inflamatório, regenerativa e reparo. Alguns fatores internos, do organismo de quem se machucou, e locais (da ferida) podem interferir no processo, retardando-o.