- Mistas (anfícrinas) → essas glândulas desempenham tanto função endócrina quanto exócrina, liberando suas secreções no sangue ou em cavidades. Exemplo de glândulas mistas: o testículo e o ovário.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. ... As glândulas mistas produzem substâncias que são liberadas em órgãos ocos e também produzem hormônios que são liberados diretamente no sangue. Exemplos de glândulas anfícrinas são: -O pâncreas.
Diferentemente das glândulas exócrinas, as endócrinas não possuem ducto glandular e sua secreção é lançada diretamente no sangue, onde seguirá em direção ao órgão-alvo. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar a tireoide, o ovário, o testículo, a suprarrenal, a hipófise e a paratireoide.
Por seu lado, entre as principais glândulas endócrinas, encontra-se a glândula pituitária ( glândula pituitária ), responsável por controlar a atividade de todas as glândulas do corpo -, a tireóide, responsável pela regulação do consumo de energia -, a paratireóide, a pâncreas, ilhotas de Langerhans, supra-renais e gônadas.
Ao contrário das unicelulares, as estruturas pluricelulares se formam através da proliferação das células e se aproximam do tecido conjuntivo. Além disso, elas são encontradas mais vezes no organismo do que as unicelulares.
Eles são responsáveis por secretar a isca ou gordura que protege a pele e o cabelo. Quando essas glândulas ficam inflamadas durante a adolescência, ocorre a doença da acne.
Nesse sentido, as enzimas produzidas pelas glândulas exócrinas são armazenadas no interior do referido ducto, para serem posteriormente liberadas fora do corpo (Pérez, 2017).
A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.
Foi descoberto que ambas as glândulas secretam substâncias como enzimas, hormônios, metabólitos e outras moléculas. Os produtos celulares das glândulas exócrinas são coletados no ducto e viajam para a superfície quando o ducto está em contato com a superfície.
A função da glândula pituitária é promover o crescimento e desenvolvimento de todos os ossos e músculos do corpo humano. O aumento ou diminuição do funcionamento dessa glândula determina a altura e o peso de qualquer indivíduo.
Embora o tecido mamário seja encontrado em homens e mulheres, no caso das mulheres, graças à incidência de estrogênio, elas sofrem um desenvolvimento acelerado quando atingem a puberdade.
Tais glândulas são divididas em três grupos, conforme a liberação/saída da secreção ocorre. Sendo assim, as estruturas são conhecidas como: endócrinas, exócrinas e mistas.
A principal característica das glândulas endócrinas é a ausência de dutos excretores. O produto de secreção elaborado pelas células endócrinas é transportado para o espaço extracelular onde, por difusão, atinge o interior de vasos sanguíneos.
Exócrinas: Lançam os seus produtos para fora do corpo, através de ductos. São glândulas de secreção externa. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas. Endócrinas: Lançam os seus produtos na corrente sanguínea.
Por último, as glândulas endócrinas podem se diferenciar, pela aparência, entre cordonal e folicular. Na cordonal as células ficam em fileiras e se fundem. Já na folicular, que também pode ser chamada de vesicular, as células se unem em um formato de uma vesícula.
Os hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas controlam inúmeras funções do corpo. Por esse motivo, quando ocorre dano a uma glândula e o processo de produção hormonal é afetado, a saúde das pessoas pode ser gravemente afetada.
Além disso, as glândulas exócrinas incluem as glândulas sudoríparas, sebáceas, mamárias e glândulas que secretam enzimas digestivas. A maioria das glândulas do corpo é exócrina.
Glândula Mista ou Glândula Anfícrina é um tipo de tecido epitelial glandular e que atua simultaneamente como glândula endócrina e glândula exócrina. Como a Glândula endócrina secreta substância na corrente sanguínea e como glândula exócrina produz secreção.
Hormônios são as substâncias criadas por glândulas no organismo para controlar e estabilizar o corpo, como por exemplo, a insulina, que é um hormônio responsável pela redução da glicemia, produzida pelo pâncreas.
Dessa forma, o funcionamento do corpo depende dessas estruturas que possuem a função secretora. A secreção, característica do epitélio da glândula, tem a função de revestir todo o corpo.
Tudo começa com o hipotálamo e a glândula pituitária, os donos do sistema endócrino. Os hormônios liberados controlam as secreções das outras glândulas endócrinas e da maioria das funções endócrinas.
Entre as glândulas exócrinas mais importantes estão as glândulas lacrimais, sudoríparas, sebáceas, mamárias e salivares. No entanto, existem vários tipos dessas glândulas localizadas em outras partes do corpo.