Significado de Ervilhaca substantivo feminino [Botânica] 1 Cada uma de várias plantas trepadeiras enroscantes, anuais, bianuais ou herbáceas perenes, que constituem o gênero Vícia e incluem valiosas plantas forrageiras, bem como algumas tóxicas. Semente dessas plantas, sobretudo a da espécie Vicia sativa.
A Ervilhaca é uma leguminosa herbácea, de ciclo anual, hábito trepador, que possui raízes profundas e ramificadas. Proporciona uma boa cobertura e proteção do solo. Além de servir como adubo verde, também é forrageira de excelente qualidade para a alimentação animal.
500 a 700 kg
Para o plantio, indica-se um espaçamento entre linhas de 20 cm a 40 cm, porém, quando o objetivo é a produção de grãos, o espaçamento deve ser maior. São usadas em média, 25 sementes por metro linear, com um gasto de 3 kg/ha a 15 kg/ha, dependendo do sistema de semeadura, que pode ser feito a lanço ou por plantadeiras.
O azevém é uma gramínea anual plantada no fim do mês de março para servir como alimento para os animais durante o inverno e inicio da primavera. E fornece um ganho de peso muito acima da média em pastagens extensivas.
É uma espécie anual da família das Brassicas (Crucíferas), muito utilizada para Adubação Verde no período de outono-inverno, na rotação e ou /sucessão de culturas com Soja, Milho e Algodão. Muito vigorosa, cobre o solo rapidamente e controla ervas daninhas.
Irrigue com frequência, de forma que o solo permaneça sempre úmido, mas sem que fique encharcado.
As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina K, C, folatos e cálcio.
Rico em cálcio, potássio, vitamina C e fibras, o nabo tem poucas calorias. É muito consumido cru, ralado na salada ou cortado em rodelas finas. Mas ele também pode ser cozido, refogado, assado ou frito. Cru, na salada, mantém o picante característico.
- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
"Diferente do que muitas pessoas pensam, as folhas de rabanete não precisam ser descartadas. Uma ótima forma de utilizá-las seria nas preparações como sopas e refogados. Ainda é possível utilizá-las junto a saladas e até mesmo em preparações como omeletes", recomenda Mariana.
A folha do rabanete possui nutrientes significativos como os minerais: ferro, selênio, fósforo e cálcio essenciais para o crescimento,fortalecimento e melhora do funcionamento do organismo.
Dica: Se você não gosta do gosto amargo e ardido do rabanete, retire a acidez do alimento com um pouco de suco de limão. Basta colocar o rabanete já fatiado de molho no suco por alguns minutos antes de preparar a salada.
O rabanete é fonte de vitamina C e contém uma boa quantidade de potássio, sódio e magnésio.
“Muitas pessoas descartam as folhas do rabanete. Embora não sejam clássicas entre as hortaliças verdes, elas estão carregadas de nutrientes importantes, tais como: vitamina C, vitamina B6, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e vitamina A”, aponta Maria Isabel Fagundes, nutricionista da Clínica Conde.
Quem não deve comer? A especialista explica que algumas pessoas podem apresentar alergia ao rabanete. Além disso, quem tem gastrite deve evitá-lo. Há ainda aqueles indivíduos com sensibilidade intestinal ao rabanete, já que ele pode causar excesso de gases.
As qualidades únicas do aipo são principalmente a trituração de celulose que fornece, e as substituições sugeridas como daikon, rabanete, bok choy ou similares têm menos probabilidade de estar em sua despensa.