Esses distúrbios podem ser causados por atividade física mais intensa (subir escadas e correr, por exemplo), obesidade, má condição física, e por doenças como a asma, anemia, bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), insuficiência cardíaca ou respiratória, e pneumonia.
A taquipneia é o termo médico usado para designar “respiração acelerada”, que pode ser causada por diversos motivos, entre eles uma doença pulmonar, por exemplo. Em média, pessoas adultas completam cerca de 12 a 20 ciclos respiratórios por minuto, ou seja, inspiram e expiram de 12 a 20 vezes por minuto.
A taquipneia é o termo médico usado para descrever a respiração rápida, especialmente se você tem respiração rápida e curta devido a doença pulmonar ou outra causa médica. O termo hiperventilação é normalmente usado se você respira rápida e profundamente por causa de ansiedade ou pânico.
Este é um sinal de alteração neurológica e, muitas vezes, indica que o pet está intoxicado, Ansiedade: um cachorro ofegante e inquieto também precisa de ajuda veterinária. Este pode ser um sinal de intoxicação ou outro problema nervoso. Se o pet estiver com dificuldade de locomoção, é necessário atenção imediata.