A Dieta líquida restrita é caracterizada pela presença de água, líquidos claros e carboidratos, cujo objetivo é manter a hidratação com a mínima formação de resíduos intestinais.
Dieta Líquida Completa ou Cremosa Nesta etapa, começam a ser introduzidos leite, iogurtes e sopas batidas no liquidificador. Gelatinas também são permitidas. Esta dieta deve durar de cinco a dez dias, de acordo com recomendação médica ou nutricional.
No intervalo das refeições: beber líquidos claros (água, chá, água de côco e gelatina). Sucos somente industrializados ou isotônico (Gatorade ou similares - de cor clara).
Não ingerir nada sólido durante as refeições: é assim que funciona a dieta líquida, tudo é substituído por chás, sopas, shakes, sucos, água e vitaminas. O regime alimentar ajuda a fazer um detox no organismo, melhora o funcionamento do intestino e também auxilia na perda de peso, já que as calorias são reduzidas.
a) Características: é uma dieta muito restrita, geralmente usada em pós-operatórios, principalmente de cirurgias relacionadas ao trato gastrointestinal, com finalidade exclusiva de hidratação e de readaptação do processo digestivo e absortivo após paralisação por anestesia.
No café da manhã e nos lanches, deve-se beber sucos ou vitaminas feitos com frutas, legumes e leites vegetais, como o leite de amêndoas ou de aveia....Exemplo de cardápio.