Segundo Kotler (2000), produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Podem ser tangíveis (físico, podem ser tocados) e intangíveis (são os serviços que não podem ser tocados), para organizações e para consumidores.
Enquanto produtos podem ser guardados e armazenados em estoque, esgotando-se e perdendo prazo de validade, o serviço tem limitações de disponibilidade associadas a recursos humanos e materiais, e dependem da participação ou presença do cliente para acontecerem.
Um serviço é um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material.
234) na terminologia do marketing, “o produto envolve muito mais do que bens e serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características que acrescentam valor para os clientes”. ... Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis.
As principais características dos serviços que os distinguem de produtos são: intangibilidade, perecibilidade, inseparabilidade e variabilidade. Intangibilidade - um produto pode ser observado, palpado e até mesmo experimentado, antes do cliente ou consumidor decidir pela compra.
O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. A prestação de serviços é entendida como a realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional.
Produto é o que compramos é o concreto, o que se pode pegar. E o serviço é a prestação do serviço voltado para o produto, podemos chamar de suporte.
Os bens econômicos, ou seja, aqueles que possuem um valor ou preço se dividem em: Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. ... Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.
Bens de consumo são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. ... Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos, como um automóvel, e os semi-duráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que se desgastam com o tempo.
44) os serviços são classificados correlacionando as seguintes dimensões: foco em pessoas ou equipamentos, grau de contato com o cliente, grau de personalização do serviço, grau de julgamento pessoal dos funcionários, foco no produto ou no processo e “front office” ou “back room”.
As principais características dos Serviços são quatro: Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade e Perecibilidade.
Entre os bens econômicos, é possível listar alguns diferentes tipos de bens, como:
Quanto ao destino, os Bens Materiais classificam-se em Bens de Consumo e Bens de Capital. ... Os bens podem a ser classificados ainda em Bens Privados e Bens Públicos. Os Bens Privados são os produzidos e possuídos privadamente. Como exemplo tem os automóveis, os eletrodomésticos, etc.
Os bens de consumo se classificam em três tipos: os bens de consumo não-duráveis – que são aqueles que se esgotam de imediato, no ato de sua utilização pelo consumidor, como é o caso de alimentos e bebidas; – os bens de consumo duráveis – que são aqueles que têm uma vida útil, não se esgotando de imediato com o seu uso ...
Os bens de consumo são classificados em 3 divisões principais, que são: Não duráveis; Semiduráveis; Duráveis....Todos os produtos desse gênero básico são considerados como 'saciado' e por isso não entram em nenhuma das outras 3 categorias.
Os produtos podem ser de dois tipos: Produto durável é aquele que não desaparece com o seu uso. Por exemplo, um carro, uma geladeira, uma casa... Produto não durável é aquele que acaba logo após o uso: os alimentos, um sabonete, uma pasta de dentes...
Os bens de Consumo são classificados como bens de consumo duráveis e não duráveis. Os bens de consumo duráveis são aqueles que têm um ciclo de vida e uso, junto ao consumidor, durante um período razoável de tempo, não sendo consumidos ou sofrendo um desgaste imediato. Exs: automóveis, televisor, geladeira, etc...
Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.).