Telolécitos: Esses ovos, também chamados de megalécitos, apresentam grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula. O núcleo e as organelas ficam restritas a um pequeno disco bem próximo à membrana plasmática, chamado de disco germinativo.
Os humanos apresentam ovos com uma grande quantidade de vitelo, necessário ao suprimento do embrião. 04. Os ovos encontrados em répteis e aves são do tipo megalécito (ou telolécito completo), já que apresentam uma grande quantidade de vitelo concentrado no polo vegetativo. 08.
Na segmentação meroblástica discoidal, as divisões ocorrem apenas na região da cicatrícula (região da célula sem vitelo), formando-se um disco de células sobre a massa do vitelo. ... A segmentação meroblástica superficial ocorre nos ovos centrolécitos. As células embrionárias ficam dispostas na superfície do ovo.
Blastocele, também denominado cavidade de segmentação, é a região central da blástula, formada durante a cavitação, a partir do início da diferenciação das células do ovo recém-fertilizado.
Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas e resulta num aumento significativo de células, dizemos que este processo denomina-se clivagem. ... Em seguida ao estágio de 9 células, os blastômeros mudam de forma e se compactam, este fenômeno (compactação) é provavelmente mediado por glicoproteínas de adesão.
Mórula é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da formação de uma blástula. ... A fase da mórula é a fase final antes do desenvolvimento do blastocisto. Mórula – Blastômeros. Mórula, massa sólida de blastômeros resultante de uma série de clivagens de um zigoto, ou ovo fertilizado.
Reação decidual ou de decidualização é uma reação ocorrente durante a implantação do blastocisto na parede do endométrio, durante a segunda semana de gravidez dos mamíferos.
Roteiro: Dentro de 3 a 4 dias após a fertilização, as células do embrião adquirem um formato esférico e o embrião é chamado mórula. Dentro de 4 a 5 dias, forma-se uma cavidade na bola de células e o embrião é então chamado blastocisto.
O blastocisto, estágio de desenvolvimento da blástula, é formado por uma camada interna de células que origina o embrião propriamente dito e uma dupla camada de células, o trofoblasto, que é o precursor do córion. Palavras-chave: Embriologia, desenvolvimento embrionário, cavidade uterina, endométrio, gestação.
Nessa fase ocorre a formação do tubo nervoso, estrutura de fundamental importância no desenvolvimento embrionário. No final da fase de gástrula, é possível observar um achatamento das células do ectoderma da face dorsal. Elas dão origem à chamada placa neural, que se desenvolve em direção à porção posterior do embrião.