Assim, os fenômenos culturais contemporâneos são aqueles que contribuem para a formação da identidade dos indivíduos de um grupo, como movimentos culturais, de música, culinária, costumes entre outros.
Destaca-se a importância da cultura para discutirem-se as questões da contemporaneidade, a partir da premissa de que a cultura é formada por um conjunto de sistemas de significados que dão sentido às ações humanas, sejam elas as nossas ou as demais, possibilitando o entendimento de que qualquer ação social é cultural e ...
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Numa relação de poder entre grupos (entre dominadores e dominados), como se viu nas formas de colonização das Américas portuguesa e espanhola, a aculturação pode ocasionar alguns traumas quando assume um caráter violento, principalmente quando o grupo dominado tem sua cultura vilipendiada pelo grupo dominador.
No Brasil, o conceito de aculturação pode ser exemplificado pelo encontro entre portugueses e índios no período das grandes navegações. Como sabemos, essa aculturação foi imposta. Ou seja, quando os portugueses chegaram aqui eles forçaram os indígenas a abandonarem as suas crenças.
A expressão fricção interétnica indica uma das linhas primordiais de investigação existentes na etnologia brasileira. ... Baldus em seus Ensaios de Etnologia brasileira (São Paulo, Nacional, 1937) já apontava a importância do estudo da mudança cultural entre os índios brasileiros.
É um ajustamento interno do próprio indivíduo ou grupo e constitui um indício daintegração sócio-cultural, ocorrendo geralmente nas populações que reúnem grupos diferentes.
substantivo feminino Ação de assimilar. Fonética. ... (A assimilação clorofiliana traduz-se exteriormente por uma absorção de gás carbônico e por uma rejeição de hidrogênio.). Apropriação de ideias ou costumes alheios.
Assimilação cultural ou assimilação social é o processo pelo qual pessoas ou grupos de pessoas adquirem características culturais de outros grupos sociais. O termo é algumas vezes utilizado em relação a imigrantes de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região.
Pode-se citar, em especial, a imposição do idioma castelhano e português e principalmente da religião católica, que praticamente esmagou as práticas dos índios, graças ao trabalho dos padres jesuítas. Há, também, a assimilação devido à imigração, quando indivíduos se mudam ou se refugiam em outro país.
O conceito de assimilação cultural descreve o processo em que uma dada cultura absorve, ou assimila, as características culturais de outra. ... Estes grupos estavam aos poucos perdendo suas características étnicas e aos poucos tornando-se americanos, incorporando elementos da cultura em que passaram a viver.
A assimilação cultural normalmente envolve uma mudança gradual e ocorre em vários níveis, tornando-se completa quando novos membros da sociedade se tornam irreconhecíveis em relação aos antigos.
Com a chegada dos estrangeiros, os indígenas começaram a ser atacados e tinham que aceitar as ordens dos portugueses. Muitos foram escravizados. Portando os indígenas tiveram que mudar todos os seus hábitos para adotarem os dos portugueses, de forma obrigatória. Algo que ia desde a língua até a religião.
Entretanto, por causa do desmatamento no entorno e das mudanças do clima, a floresta está mais seca, os índios têm menos espaço para mobilidade e o fogo está avançando cada vez mais. A estimativa é que no ano passado, mais de 10% do parque tenham sido atingidos pelo fogo.