Tipos de fermentos
Fermento natural
O fermento biológico seco FERMAIS rende 3 vezes mais, ou seja, para uma mesma produção você usa 3 vezes mais fermento fresco que seco. Pelo simples fato de que no fermento biológico SECO 95% ser fermento, enquanto no fermento fresco somente 30% do produto é fermento mesmo.
O fermento fresco é 3 vezes mais fraco que o fermento seco, por isso toda vez que a receita pedir por fermento fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 da medida de fermento biológico seco. ... Vale lembrar também que 1 tablete de fermento fresco (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa (5 g) de fermento seco.
1 tablete de fermento biológico fresco, 15g equivale a ½ sachê, 5g ou ½ colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo. 2 tabletes de fermento biológico fresco, 30g equivalem a 1 sachê, 10g ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo.
Como ativar o fermento fresco?
15 gramas
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
Para substituir o tradicional fermento biológico, aquele vendido em tablete, basta multiplicar o peso pedido por 4 ou 5 e pronto. Por exemplo, uma receita básica de pão pede 50 g de fermento biológico fresco, então você pode usar cerca de 200 g a 250 g de Levain.
Por ser seco, não precisa ficar na geladeira e dura até 6 meses. Deve ser misturado com a mesma quantidade de açúcar e com água morna ou leite. Reserve por 10 ou 15 minutos antes de usar. Fermento biológico seco instantâneo é um pó formado de pequenos bastões que costuma ser vendido em sachês de 10g.
20 g
MODO DE USO:Para cada 1 kg de farinha, adicionar de 40 a 80 g de fermento químico em pó.
Basta observar as quantidades necessárias de fermento descritas na receita e fazer a equivalência: PARA CADA 30g DE FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO você deve utilizar 10g DE FERMENTO BIOLÓGICO SECO. ATENÇÃO!
Além disso, por conter aproximadamente 70% de água, o fermento fresco precisa ser convertido quando há o desejo de substituir por fermento seco na receita. A proporção é de 1 medida de fermento biológico seco para 3 medidas de fermento biológico fresco.
Já o fermento biológico seco, possui uma data de validade maior e pode ser mantido fora da geladeira. Manter o produto em local limpo, fresco e seco, sem abrigo da luz. Após aberto o pacote a vácuo, deve-se guardar no refrigerador durante no máximo 06 (seis) semanas, pois assim ele não perderá seu poder fermentativo.
ENTENDENDO A TABELA ACIMA:
Mas para falta de fermento (químico), há uma excelente substituição: o bicarbonato de sódio, que quase todo mundo tem em casa. O bicarbonato de sódio quando aquecido, libera gás carbônico e faz o bolo crescer, por isso é um excelente fermento químico para massas.
Para substituir fermento biológico fresco por fermento seco, é bem simples, o fermento biológico fresco é 3 vezes mais fraco que o fermento biológico seco. Então toda vez que a receita pedir por fermento biológico fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 (um terço) da medida de fermento biológico seco.
Não. O fermento químico diferencia-se do fermento biológico. Isso porque o fermento químico promove uma esponjosidade à massa de um determinado alimento, por ser uma mistura um ácido não tóxico e um carbonato.
Posso usar fermento de bolo pra fazer pão? Não, com poucas exceções. Fermento químico serve para fazer bolo. Algumas receitas específicas de pão no Panelinha levam fermento químico: piadina, piadina integral e pão rápido integral.
O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento. Já o Fermento biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.
O fermento biológico é instantâneo e composto por microorganismos. Para que ele seja ativado é preciso do contato com a água e a farinha. ... Além disso, o seu sabor é mais neutro, diferente do sabor único que a fermentação natural proporciona. Isso pode ser uma desvantagem.
O fermento químico é o bicarbonato de sódio (NaHCO 3), cujos nomes oficiais são hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio.
O fermento biológico fresco, nada mais é que as leveduras condensadas em um tablete e não possuem nenhum emulsificante e essa é uma das razões pela qual é considerada mais saudável.