Linguagem técnica é uma linguagem científica. É constituída por palavras relativas à determinada profissão. A linguagem técnica é uma linguagem culta e não coloquial. Basicamente há necessidade de que o leitor entenda o assunto e os termos técnicos utilizados na área específica.
Expressa informalidade. A linguagem coloquial é a forma de se comunicar em situações que não exigem formalidade, como uma conversa entre amigos, no supermercado, na padaria, na farmácia, na praia, etc. Por isso, é também chamada de linguagem popular.
Usando gírias e expressões Linguagem formal: Estou muito atrasado. Linguagem informal: Caramba! Tô muito atrasado. No exemplo acima, a linguagem informal é caracterizada pelo uso da gíria "caramba", e também é exemplo do uso de expressões utilizadas oralmente, como o "tô".
As frases formais são aquelas que são registradas em linguagem formal, ou seja, aquelas que devem ser usadas em ambientes específicos, onde se exige o uso da norma culta e pronomes específicos de tratamento.
Fostes o primeiro a chegar para prova. Gostaria de pedir encarecidamente a tua atenção. Sim senhor, podes contar com a minha presença.
Aqui vão 7 boas práticas que te ajudar!