Resposta. Resposta: Descobrir e controlar uma rota marítima para as Índias, a fim de comprar especiarias diretamente na fonte e vender com elevados lucros na Europa.
Os principais financiadores das grandes navegações foram as classes superiores, como a nobreza, os burgueses e os monarcas que desejavam descobri novos caminho de comércio, procurar por metais preciosos e a necessidade de colonizar novos lugares. O clero também ganhava, pois poderia submeter os nativos ao cristianismo.
Resposta. Resposta: Os países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações (e dos Descobrimentos) foram Espanha, Portugal e Inglaterra, com uma participação menor, mas também importante, de Holanda e França.
Os principais instrumentos de navegação utilizados na época das grandes navegações foram: a bússola, o sextante, a sonda , o astrolábio, a luneta, a esfera armilar e o quadrante.
Bússola, GPS, mapa.
Um instrumento marítimo, instrumento estrucional ou instrumento de navegação é um instrumento que têm por finalidade obter a posição e a direção de uma embarcação. Seu uso foi de suma importância na expansão marítima.
Bússola, GPS, radar, sonar e etc.
Explicação: A bússola ,o astrolábio,a luneta,a esfera armilar e o quadrante foram os principais...
Posteriormente o astrolábio foi substituído pelo sextante, um medidor capaz de obter medidas mais precisas. Porém, hoje, utilizam-se diversos instrumentos de navegação para determinar a posição do destino de forma mais precisa como o GPS, sonar, quadrantes, entre outros.
Os instrumentos mais comuns dessa época que podemos citar, são: Astrolábio, Quadrante, Bússola, Balestilha, Sextante, Vela Latina, Mapa (Portulano) que era um tipo de carta náutica.
Tecnologias das Grandes Navegações As tecnologias analisadas nesta aula são o astrolábio, o quadrante, a bússola, a caravela, a cartografia e a balestilha. Além disso, o intuito é o de que os alunos compreendam as relações entre a monarquia e os grupos sociais no processo da Expansão Marítima.
O GPS consiste de um equipamento que trabalha a partir de informações transmitidas por uma constelação de 24 satélites na órbita da Terra, permitindo determinar coordenadas em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia e sob quaisquer condições atmosféricas, com exceção de locais onde os sinais dos satélites sejam ...
Verificado por especialistas Os resultados alcançados pelos europeus em suas viagens foram o desenvolvimento do comércio marítimo, a exploração das costas litorâneas e dos oceanos; as atividades de pesca em alto-mar e a colonização de novos territórios.
Materiais de apoio foram inventados como a bússola trazida do oriente para o ocidente pelos árabes, feita por uma agulha magnetizada que indica o eixo norte-sul magnético; o astrolábio para medir a altura e posição dos astros; o quadrante que apontava apara a Estrela Polar e permitia determinar a distância entre o ...
Apesar da importância da bússola até os dias de hoje, existem aparelhos de orientação mais eficientes, geralmente orientados por sinais de radar ou satélites, devido a isso conseguem emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras.
1 agulha magnética, agulha de marear, compasso. Que serve de guia e orientação: 2 guia, orientação, norte, rumo, direção, sentido, indicação, direcionamento, meta, tramontana.
GPS -> O sistema GPS é composto por 24 satélites que ficam na órbita da Terra. COMO FUNCIONA -> Ele permite determinar coordenadas em qualquer lugar do mundo, funciona 24 horas por dia e sob quaisquer condições atmosféricas. BÚSSOLA -> Ferramenta de orientação. é um pequeno objeto que marca os pontos cardeais.
Pontos Colaterais: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW) e Sudoeste (SW). Pontos Subcolaterais: nor-nordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW).
NE: nordeste - entre o norte (N) e o leste (E); SE: sudeste - entre o sul (S) e o leste (E); SO: sudoeste - entre o sul (S) e o oeste (O);
A rosa dos ventos surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Passos
Como Aprender a Desenhar Uma Rosa Passo a Passo