Os custos relacionados às dificuldades inerentes à troca de um fornecedor para outro, também chamados de Custos de Mudança, estão presentes em todas as relações entre empresas.
As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas: monopólio puro ou natural (devido à alta escola de produção requerida, exige um levado montante de investimentos), proteção de patentes (direito único de produzir o bem); controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves e ...
Os cinco fatores que complementam as estratégias competitivas são:
As três estratégias genéricas são: liderança de custo, diferenciação (de preço, de imagem, de suporte, de qualidade, de design) e foco - ou seja, escopo limitado (não-segmentação, segmentação, de nicho, de personalização). Esta escolha define o modelo operacional a ser seguido.
Quais são as diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar? R: São as estratégias de liderança em custos, diferenciação e foco do mercado.
Quais são as diferentes opções estratégicas de nível corporativo? Estratégia de crescimento: aumento do nível de operações da organização. Estratégia de expansão direta: Estratégia de penetração de mercado. Estratégia de desenvolvimento de produto.
A estratégia competitiva busca estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência da empresa, uma empresa pode modelar sua atratividade e sua posição competitiva a partir do seu foco estratégico.