A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas. A natureza dual pode ser observada por meio de experimentos quando se investiga o comportamento de partículas, como elétrons, prótons, nêutrons e até os átomos.
O modelo ondulatório proposto e defendido por Huyghens dizia que a luz era uma onda e ela explicava de forma significativa a reflexão e a refração da luz. Como sabemos, qualquer onda se reflete e refrata de acordo com as leis da reflexão e da refração dos feixes luminosos.
Lucrécio, por exemplo, escreveu, em 55 a.C., que a luz e o calor do Sol eram compostos de átomos, que, assim que disparados, viajavam, sem perder tempo algum, através do ar. Para os atomistas, os objetos emitiam átomos em todas as direções e entravam nos nossos olhos, produzindo a visão.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.
A primeira demonstração experimental de que a luz é uma onda foi realizada no ano de 1801 pelo médico, cientista e físico inglês Thomas Young. Ele se interessou pelo estudo dos fenômenos luminosos e foi o primeiro a propor que as ondas luminosas são transversais e não longitudinais, como alguns cientistas acreditavam.
Em 1665, com seu famoso prisma de vidro, Newton provou que a luz branca é composta por todas as cores e o fenômeno da refração, que explica como a luz é transmitida de um meio para outro. Com essa descoberta, Newton criou um telescópio refrator que criava imagens nove meses maiores que os telescópios da época.
Isso pode ser observado com um prisma. Quando a luz branca o atravessa, cada cor componente irá sofrer um desvio diferente, pois cada cor tem um índice de refração diferente. Esse fenômeno é conhecido como dispersão luminosa.
Newton descobriu que a luz branca é proveniente da soma das sete cores do arco-íris. ... Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores.
A luz branca é composta pelas mesmas cores que o arco-íris. Depois da chuva, muitas vezes vemos no céu um bonito arco-íris, que resulta do facto de algumas gotas de água que as nuvens formam decomporem a luz branca que por elas atravessa, da mesma maneira que o prisma de Newton.
A partir da construção do disco de Newton, podemos verificar que a luz branca é um somatório das cores do arco-íris. Na figura acima, temos um exemplo de modelo desse disco. Após construí-lo, basta girá-lo rapidamente para ver que, quando em alta rotação, as diversas cores, juntas, compõem uma única cor branca.
Acredita-se que os artistas inventaram pigmentos usando uma combinação de minerais, gordura animal e carvão queimado há 40.
Cerca de 4 000 anos a.C., os europeus começaram a usar as primeiras tintas para construção civil: queimavam pedra calcária, misturavam-na com água e aplicavam a cal resultante às suas casas de barro para as protegerem e decorarem.
A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem no olho cerca de seis milhões de cones e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra.
As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem.
Cores dos Cursos
São as cores puras vermelho, amarelo e azul As cores primárias são as chamadas cores verdadeiras.
Vermelho + roxo = vermelho-arroxeado (similar ao vinho) Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro. Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro. Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado (similar ao bege)
Marrom ou castanho é a cor das castanhas, de diversos mamíferos e dos olhos da maioria das pessoas. Além de ser utilizado para designar a madeira do castanheiro. No modelo de cores CMYK usado na impressão ou pintura, o marrom é feito combinando vermelho, preto e amarelo, ou vermelho, amarelo, e azul.
O preto é a cor mais escura, sendo o resultado da falta parcial ou completa da luz. É o oposto exato do branco (a cor combinada do espectro de cores ou luz). Como branco e o cinza, é uma cor acromática, literalmente, uma cor sem cor ou matiz.
Nos ambientes e no vestuário a dupla azul marinho e branco, ou azul royal e branco são uma dupla perfeita. Também fica ótima com toques de cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, rosa. Fica ótimo ao lado do amarelo e do verde, criando uma composição cítrica para a sala.