Olá Marcelo. Cofatores são moléculas orgânicas ou inorgânicas necessárias pra função de uma enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima mas, na ausência deles, a enzima é inativa. ... O ferro e o molibdênio na nitrogenase fazem parte do cofator enzimático ferro molibidêmio.
Co-fatores são substâncias, inorgânicas ou orgânicas, indispensáveis para o funcionamento das enzimas. Coenzimas são moléculas metalorgânicas ou orgânicas que, juntamente com as enzimas, têm função catalítica (sendo necessária ao funcionamento da mesma). Os co-fatores orgânicos são chamados de coenzimas.
Enzimas Conjugadas ou holoenzimas – são enzimas formadas pela associação de uma parte proteica com outra parte não proteica, denominada, grupo prostético. A parte proteica de uma holoenzima é denominada Apoenzima enquanto que a parte não proteica é denominada coenzima.
Coenzima é uma molécula orgânica ou metalorgânica unida a uma enzima, que juntas tem uma função catalítica, e que é necessária ao funcionamento da mesma. ... Muitas vitaminas são coenzimas de processos vitais, daí sua importância. A coenzima A, por exemplo, é importante na respiração celular.
Estrutura. A coenzima A é composta de elementos diferentes: um nucleótido, o difosfato de adenosina (ADP), uma vitamina (a B5, ácido pantotênico) e um aminoácido, a cisteína, ligeiramente modificados pela ligação entre eles.