Esse planejamento é feito a cada início de ano ou pelo menos a cada início do período de safra, caso mais comum em regiões onde a época de chuva e a de seca são bem definidas.
Sete dicas para começar uma horta
O cultivo mais lucrativo é a soja, seguida pelo milho, que possuem as projeções mais positivas. Mas também existem outros cultivos que geram grande rentabilidade para as famílias no Brasil. Continue lendo e descubra quais são!
O primeiro passo é colocar no garrafão uma camada de aproximadamente 15 cm de esterco, palha ou folharada. Em seguida, preencha com uma camada, da mesma espessura, de restos de verduras e cascas de frutas. Até aqui você terá preenchido cerca 30 cm do garrafão com os produtos orgânicos.
As fórmulas de NPK apropriadas para essa fase são a e por exemplo, que contêm mais fósforo e têm uma boa quantidade de potássio, outro elemento importante para fortalecer as raízes.
Para aplicá- la, basta espalhar a terra sobre todo o gramado de modo que a mesma se aloje entre o caule e as folhas da grama. A cobertura com terra ajuda na retenção de umidade e também no processo de brotação da grama recém plantada.
O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.
O calcário deve ser espalhado uniformemente ao longo do terreno, o que aumenta a superfície de contato e facilita a reação. No caso de solos ácidos e com calagem superior a quatro toneladas por hectare, é recomendável a aplicação parcelada do calcário.
"O calcário deve ser aplicado o mais profundo possível, de preferência a mais de 20 cm de profundidade. Para se alcançar esse objetivo, sempre que é necessária a correção do solo, é indicado o preparo inicial do solo com o arado, de preferência, o arado de disco", afirma Dr.