Os cicloalcanos são compostos de cadeia fechada formados somente por átomos de carbono e hidrogênio e que apresentam apenas ligações simples. Por exemplo, se n é igual 3, a fórmula molecular é C3H6 e sua fórmula estrutural é: ... Não pare agora...
Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia fechada e com apenas ligações simples.
Ciclanos, ciclenos, ciclinos e benzenos são hidrocarbonetos de cadeia fechada. Ciclanos ou cicloalcanos: cadeias cíclicas que se constituem somente por ligações simples. Sua fórmula geral é CnH2n. Nomenclatura: ciclo + prefixo + an + o.
O nome dos cicloalcanos segue a regra: Nomenclatura: CICLO + prefixo do número de carbonos no ciclo + AN + O.
Os ciclanos são também chamados de cicloalcanos, de cicloparafinas e, ainda, de hidrocarbonetos naftênicos.
Os ciclanos, também denominados cicloalcanos ou cicloparafinas, são hidrocarbonetos cíclicos. Representam o composto que resulta da retirada de dois átomos de hidrogênio e dois de carbono de um alcano para formar um ciclo. ... Suas propriedades são semelhantes às dos alcanos.
Abaixo temos a estrutura de um cicloalcano denominado adamantano.
Assim, seu nome, em ordem alfabética, é 1-etil-3-metil-ciclopentano. Se o ciclano apresenta mais de um radical no mesmo carbono, esse carbono receberá obrigatoriamente o número 1. Depois, basta seguir a numeração de forma a dar o menor número possível ao carbono dos outros radicais.
Sua fórmula geral é: CnH2n. Os cicloalcanos possuem ainda mais dois nomes, que são: cicloparafinas e hidrocarbonetos naftênicos, porque são encontrados em parafinas e no petróleo à base de naftênica.
Os nomes delas, segundo as regras da IUPAC são, respectivamente:
alcanos
alcinos
A série homóloga dos alcanos (hidrocarbonetos acíclicos e saturados) têm fórmula geral: CnH2n + k, onde k pode ser um número positivo, negativo ou nulo.
Com seis carbonos O alceno apresenta seis átomos de carbono (prefixo hex) e deve ter a cadeia numerada para a indicação da posição da ligação dupla no nome. O nome desse alceno é hex-3-eno.
A nomenclatura dos alcenos normais é realizada escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de carbonos na cadeia, o infixo “en” e o sufixo “o”....H2C = CH2: et + en + o → eteno.