Antígeno é qualquer elemento estranho capaz de estimular uma resposta imune. Anticorpo é uma proteína produzida pelo sistema imune para combater antígenos. O sistema imune é responsável pelos mecanismos de defesa do corpo. A vacina tem a função de prevenir doenças.
Epitopo ou determinante antigênico é a menor porção de antígeno com potencial de gerar a resposta imune. É a área da molécula do antígeno que se liga aos receptores celulares e aos anticorpos. É o sítio de ligação específico que é reconhecido por um anticorpo ou por um receptor de superfície de um linfócito T (TCR).
As células apresentam seus antígenos imunogênicos ao sistema imunológico por meio de uma molécula de histocompatibilidade principal (MHC). Dependendo do antígeno apresentado e do tipo de molécula de histocompatibilidade, vários tipos de células imunes podem ser ativadas devido a um antígeno.
Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos. Geralmente, é uma proteína ou um polissacarídeo. Podem ser encontrados nos envoltórios de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas.
Os órgãos que fazem parte do sistema imunológico são os órgãos linfoides primários (medula óssea e timo) e os órgãos linfoides secundários (linfonodos, baço e tonsilas). Essas estruturas são responsáveis pela produção dos linfócitos e plasmócitos.
Anticorpos são proteínas que atuam no sistema imunológico como defensoras do organismo vivo contra bactérias, vírus e outros corpos estranhos.
Principais órgãos do sistema imunológico “Os órgãos imunitários primários (medula óssea e timo) são os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos.
A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. ... Memória Imediata: Sua duração é de poucos segundos, pois ao utilizá-la é descartada pelo cérebro. Pode ocorrer armazenamento de tais dados inconscientemente.
A memória espacial, envolve a habilidade de armazenar e recuperar informações sobre localização espacial e rotas, assim como, a localização espacial de um objeto, tornando-se essencial para a realização de muitas atividades da vida diária.
O que são as habilidades visuoespaciais? São as capacidades que temos para representar, analisar e manipular mentalmente os objetos. Em relação às habilidades visuoespaciais, apresentamos dois conceitos importantes: Relação espacial: capacidade de representar e manipular mentalmente objetos em duas dimensões.
Percepção Visual- espacial é a capacidade de perceber a posição de dois ou mais objetos em relação uns aos outros ou em relação ao seu próprio eu. ... -Fazer atividades de formas idênticas, objetos, formas, letras com um deles posicionado de forma diferente.
A percepção visual poderia ser definida como a capacidade para interpretar a informação que os nossos olhos recebem.