A tipologia (do gr[ego] týpos, «tipo» + lógos, «tratado» + -ia) é a «ciência dos tipos humanos considerados do ponto de vista da sua conformação física, mas em correlação com traços psicológicos» ou o «estudo dos traços característicos de um conjunto de dados e determinação dos seus tipos ou sistemas» [cf.
A tipologia é um método de categorização comum aos estudos sistemáticos. Na área da arquitetura especificamente, é o estudo científico de tipos e signos que constituem uma linguagem arquitetónica. O estudo de tipologias em arquitetura caracteriza-se pelo estudo de tipos elementares que podem constituir uma regra.
Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem.
Para fazer uma descrição, oral ou escrita, faz-se necessário situar o ser/objeto a ser descrito e apresentar detalhes suficientes para que o leitor consiga construir uma imagem desse objeto, mesmo que não o veja ou conheça. As palavras que fazem referências a esses seres/objetos são chamadas de adjetivos.
Exemplo: Quase todo o primeiro capítulo do livro foi usado para descrever a casa. Contar de forma detalhada: 2 contar, expor, narrar, relatar, explicar, apresentar, dizer, reproduzir, referir, recontar.
A grafia correta é descrever. A palavra em questão é classificada gramaticalmente como verbo, pois exprime a ação de detalhar, relatar características, esboçar, desenhar, narrar. Embora exista a palavra discrição, que significa qualidade de não chamar atenção, de ser discreto, não existe a palavra discrever.
O significado de nostalgia, para o dicionário Cambridge, é “um sentimento prazeroso misturado com um pouco de tristeza que se dá quando pensamos sobre algo que aconteceu no passado”.