O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
Vale destacar que um pedreiro e um auxiliar executam geralmente 1 m² de contrapiso a cada meia hora, ou seja, em um dia de trabalho com 8 horas eles farão em média 16 m² de contrapiso.
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.
É uma camada niveladora cuja função é corrigir as imperfeições da superfície do concreto, no pavimento térreo, ou laje dos pisos superiores. O contrapiso deve ser realizado quando faltar apenas 25mm para atingir o nível ideal (espessura entre 15 a 25 mm).
Os 5 primeiros passos para quem vai começar uma reforma
Não deixe a instalação elétrica para depois A distribuição dos fios elétricos e marcação dos pontos de luz deve ser feita antes da colocação do gesso. Além de facilitar o trabalho do eletricista, vai evitar que sejam necessários cortes no gesso já instalado.
Como assentar revestimentos
Vale lembrar que pra cada metro de eletroduto, você precisa de uma abraçadeira pra fixar ok? Agora faça um furo na parte de trás do condulete usando broca pra metal. Depois desmonte o interruptor (com a eletricidade desligada, por favor) de onde vão sair os fios e passe-os pra dentro dessa nova caixinha.
Lembre-se de cortar tiras bem fininhas e longas. Como dissemos no início do artigo, fitas adesivas não são fortes o suficiente para segurar cabos, por isso passe uma linha fina de cola em baixo da fita para que ela se reforce, isso fará com que os cabos fiquem firmes na parede.
Pegue alguns grampos de papel e remova um dos ganchos. Agora é possível passar os fios por dentro para, então, remontar o gancho de papel. Com isso, basta prender o grampo na lateral da mesa. Faça isso com todos os fios e nunca mais você precisará se enfiar embaixo da mesa para recolher os cabos que caíram.
Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança de uma residência, empresa, industria ou condomínio.